segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Livro sobre abelhas de professores da Ufersa vence Prêmio Jabuti

Vera Lucia Imperatriz
O livro "Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais", de professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi o vencedor na categoria Ciências Naturais do Prêmio Jabuti 2013.

O livro é de autoria dos professores Dora Ann Lange Canhos, Denise de Araújo Alves, Antonio Mauro Saraiva e Vera Lucia Imperatriz Fonseca (professora visitante sênior do Programa de Pós-graduação em Ciências Animais da Ufersa).

O livro tem a participação de 85 pesquisadores de 16 estados brasileiros e de 38 instituições de Ensino Superior e Pesquisa.

Capa do Livro
A publicação, com 23 capítulos, é dividida em cinco partes: Polinizadores e polinização, um tema global; Polinizadores e polinização no Brasil; Abelhas como polinizadores; Ferramentas para uso e conservação de polinizadores; Polinizadores, políticas públicas e propostas de estratégias de ação.

O grupo de pesquisa sobre A Polinização no Brasil tem se solidificado na Ufersa com o estabelecimento de parcerias com outras instituições. 

Os projetos em andamento com as abelhas nativas, principalmente com a Jandaíra (Melipona subnitida), destacam os padrões de distribuição na sua grande área de vida, as plantas utilizadas como fonte de alimentação e a modelagem climática, que indicará as ações para uso sustentável destas abelhas no futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário