segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Natal: 7º Seminário Educação e Leitura começa nesta segunda-feira (11)

Alexandre Lopes está no 7º SEL
7º Seminário Educação e Leitura tem abertura nesta segunda-feira (11), às 19h, no auditório do Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal. 

O evento traz para Natal nomes de ponta da pesquisa e do ensino na área da Educação e Leitura. Destaque para o brasileiro indicado a melhor professor dos Estados Unidos no ano de 2013, Alexandre Lopes.

Com o título "7º Seminário Educação e Leitura reúne conferencistas de peso em Natal", o evento foi destaque na edição da Revista Foco Nordeste no mês de outubro.

Considerado um dos maiores eventos do gênero no país, o 7º Seminário Educação e Leitura (7º SEL) acontece de 11 a 14 de novembro, no auditório do Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal.

Terá a presença de um forte time de conferencistas e a abordagem dos mais variados aspectos da Educação e Leitura tendo como tema central “Desafios e Criatividade”.

Confirmada a presença como conferencista do brasileiro finalista ao Prêmio de melhor professor dos Estados Unidos em 2013, Alexandre Lopes.

Alexandre Lopes é mestre em Educação pela Universidade de Miami. Atua como professor de alunos com necessidades especiais na Carol Elementary Scholl, na cidade de Carol, região metropolitana de Miami. Falará no 7º SEL no dia 13, às 16h30, sobre o tema “Do Maternal ao global: jornada de desafios e criatividade de um educador”. 

Outro nome de peso, também confirmado, é o da escritora Rosa Amanda Strausz, ganhadora por duas vezes do Prêmio Jabuti de Literatura. Rosa Amanda estará discutindo “A Escrita e o Desenho Criativo” ao lado do ilustrador francês Laurent Cardon.

Professora Marly Amarilha
Estão confirmados também a professora Denise Fleith, da Universidade de Brasília, para falar sobre o tema “O desenvolvimento da criatividade no contexto educacional”; e o professor Ivo Domingues, da Universidade do Minho, de Portugal, que debaterá numa mesa redonda sobre o Plágio na Educação, com a participação da professora Maria Alzira Pimenta, da Universidade de Uberlândia, especialista no estudo da cola escolar.

O evento tem também a presença do professor Amarildo Luiz Trevisan, da Universidade de Santa Maria, RS, falando sobre a “Leitura e escrita (acadêmica) criativa: do saber fazer ao saber-expressar”, e de César Quintão Froes, professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Evento científico acadêmico

O 7º SEL é um evento científico acadêmico que agrega pesquisadores, professores, estudantes e o público interessado no tema Educação em interface com a Leitura. É um evento que tem como forte característica a transdisciplinaridade. É único no gênero no país.

Segundo a professora da UFRN, Marly Amarilha, coordenadora do 7º SEL, a escolha do tema “Desafios e criatividade” é oportuna já que a Educação em seu cotidiano apresenta diversos problemas que precisam ser enfrentados com inventividade, ousadia e pensamentos divergentes.

“Convocamos os pensadores e participantes do SEL a refletirem sobre a potência que todo o ser humano tem para enfrentar desafios que é a criatividade”, diz Marly Amarilha.

O 7º SEL terá minicursos, grupos de trabalho, simpósios organizados por associações científicas, e conferências.

O evento é promovido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a coordenação do grupo de pesquisa Educação e Linguagem e da linha de pesquisa Educação, linguagem e formação do leitor. 
Conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior – CAPES, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Por Isaias Oliveira, Revista Foco Nordeste, Grupo Anote Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário