terça-feira, 19 de novembro de 2013

Natal: Pronatec Social tem reunião técnica de pactuação

O Pronatec Social Brasil Sem Miséria teve reunião técnica de pactuação em Natal na segunda-feira (18).

A reunião liderada pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do RN aconteceu na Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova. 

Presente a representante da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Jacqueline Paz.


O evento discutiu a oferta de vagas de cursos iniciais e continuados em cada município do Rio Grande do Norte e serviu também para orientar gestores municipais e interlocutores para o desenvolvimento do Programa para 2014.

Reunião do Pronatec Social
O Pronatec Social/Brasil Sem Miséria é voltado para pessoas inscritas no Cadastro Único da Assistência Social. Cadastro que serve como porta de entrada para cidadãos fazerem parte dos programas sociais do Governo Federal.

O Pronatec Social é uma vertente do Pronatec original, aquele voltado para os estudantes de escolas públicas.

O Social, que também recebe no nome o clichê "Brasil sem Miséria", tem o objetivo de fazer com que cidadãos que fazem partem dos programas sociais do governo tenham a condição de adquirir conhecimentos profissionais e, consequentemente entrarem no mercado de trabalho.

O Pronatec oferece cursos de formação inicial e continuada.

Podem participar do Pronatec Social Brasil sem Miséria jovens a partir de 16 anos que estejam cadastrados ou em processo de cadastramento no Cadastro único (CadÚnico), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também pode participar do Pronatec Social um ou mais membros de cada família vinculada ao CadÚnico.

O Estado do Rio Grande do Norte foi o primeiro a obter 100% de adesão ao Pronatec Social. As ofertas de vagas para os cursos são geradas pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. No Sistema estão as quantidades de vagas distribuídas para cada município.

Os cursos do Pronatec Social no RN serão oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai; Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac; Serviço Social da Indústria – SESI; Serviço Social do Comércio – SESC; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário