sábado, 30 de novembro de 2013

Natal sedia 6º Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar

O 6º Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar começa em Natal, no Hotel Pirâmide, Via Costeira, nesta segunda-feira (2).

O evento tem como temática a "Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar" e prossegue até sexta-feira (6). É promovido pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar.

Estarão presentes todas as universidades brasileiras que oferecem o curso de Ciências do Mar.

Contra-almirante Marcos Silva Rodrigues
O Encontro reunirão, pela primeira vez, os líderes dos grupos de pesquisa que atuam na área e coordenadores dos cursos de graduação e de programas de pós-graduação, com o objetivo de definir os temas prioritários para o desenvolvimento científico na área no decênio 2014-2023.

O Brasil possui, atualmente, 40 cursos de nível superior em Ciências do Mar que, por ano, graduam cerca de 2 mil profissionais que contribuem para a pesquisa, a conservação e a exploração ordenada dos recursos marinhos.

A programação tem palestras, sessões temáticas, exposição de painéis, debates setoriais e coletivos.

Na segunda-feira (2) tem sessão especial com o 5º  Workshop dos Grupos de Trabalho do PPG-Mar, coordenada por Luiz Carlos Krug, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

A solenidade de abertura acontece na terça (3), às 9h, com a palestra "A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM)", que será proferida pelo contra-almirante Marcos Silva Rodrigues.

Em seguida, ocorre a palestra abordando “A CAPES e a formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar”, ministrada pelo presidente da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães.

Ainda na terça-feira acontece o lançamento dos livros “Introdução às Ciências do Mar”, organizada por Jorge Pablo Castello (FURG) e “Guia de Atividades Práticas sobre o Ambiente Marinho”, coordenado por Maria Inês Freitas dos Santos (Univali), João Thadeu de Menezes (Univali) e Moyses Gonsalez Tessler (USP). 

À tarde está reservada para  palestras e painéis, abordando assuntos relacionados à formação de recursos humanos e atuação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).

Na quarta-feira (4) ocorrem os painéis: "Os 25 anos do Plano Nacional de Gerenciamentos Costeiro: produção e difusão do conhecimento para ações de gerenciamento costeiro"; "Os 25 anos do Plano Nacional de Gerenciamentos Costeiro: produção e difusão do conhecimento para ações de gerenciamento costeiro; Biotecnologia Marinha – Biomar"; "Disseminação de conhecimentos de Ciências do Mar para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio"; e "O Ensino Técnico em Ciências do Mar no Brasil". 

Na quinta (5) e na sexta-feira (6) estão programadas plenárias para discutir os rumos da pesquisa em Ciências do Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário