sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Natal sedia a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Cineasta Vladimir Carvalho
A 8ª Natal recebe 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul acontece em Natal no período de 5 a 10 de dezembro no do IFRN Cidade Alta.

A sessão de abertura ocorrerá na quinta-feira (5), às 19h, com os filmes "A onda traz, o vento leva", de Gabriel Mascaro, e "Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi.

A Mostra reúne 38 filmes sul-americanos, entre curtas, médias e longas.Todas as sessões são gratuitas, sempre em salas acessíveis para pessoas com deficiência.

O evento tem Mostra Competitiva, Mostra de Realizadores Indígenas, e Retrospectiva em homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho.

A Mostra é promovida e organizada pela Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias da Secretaria da Justiça e da Cidadania do RN em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e com o Ministério da Cultura.

O cineasta homenageado Vladimir Carvalho nasceu em Itabaiana, na Paraíba, e mora hoje em Brasília. Ele fez do cinema uma forma de pensar e intervir no mundo. 

Nos últimos 50 anos, Vladimir dirigiu filmes sempre implicados com os destinos do país e de seu povo. 

A homenagem apresentará cinco de seus filmes: Conterrâneos Velhos de Guerra (1991); Brasília Segundo Feldman (1979); O País de São Saruê (1971); Barra 68 - Sem Perder a Ternura (2001); O Evangelho Segundo Teotônio (1984).

Nenhum comentário:

Postar um comentário