quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Natal: UFRN promove evento para analisar impactos da Copa do Mundo na cidade

Arena das Dunas, único "legado" da Copa
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove nos dias 27 e 28 deste mês o 1º Seminário Metropolização e Megaeventos: Impactos da Copa 2014 em Natal.

Para este evento a UFRN estabeleceu parceria com o Observatório das Metrópoles e com o Departamento de Políticas Públicas.

O Seminário acontece no Anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra, no Campus Central da UFRN, em Natal.

O objetivo será a apresentação e posterior discussão dos resultados da pesquisa "Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas sobre as metrópoles brasileiras".

Devem participar do evento pesquisadores, professores, Ministério Público e movimentos e representações da Sociedade Civil Organizada.

Sem maiores conjecturas, até agora Natal só contempla a construção do estádio Arena das Dunas. O impacto da Copa do Mundo é insignificante até o momento.

Certamente não precisaria de evento para chegar a essa conclusão. Isso pode ser visto em qualquer percurso pelas principais artérias de Natal.

Os pesquisadores que estarão nesse evento poderiam, antes, dar uma passada no principal hospital de Natal para ver se aconteceu alguma mudança, ou se está sendo preparada alguma ampliação. Isso sim é que deve ser impactante.

Outro aspecto é o nome da pesquisa "Metropolização e Megaeventos". Nome pomposo para uma cidade que definha pela falta de infraestrutura e de projetos de emancipação social, e nome pomposo para a Copa do Mundo, cujo legado pode vir a ser elefantes brancos para serem bancados com o dinheiro do contribuinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário