Novo transplante de fígado foi feito no Hospital do Coração na terça-feira (26 de outubro). É a terceira cirurgia de transplante de fígado feito no Rio Grande do Norte neste ano.
O primeiro transplante ocorreu em 12 de setembro, também no Hospital do Coração, unidade particular de saúde habilitada em transplantes hepáticos pelo Ministério da Saúde.
![]() |
Transplante de fígado no RN |
Para o procedimento do transplante de fígado, cirurgia de alta complexidade e muito delicada, foi montada uma equipe especializada com cirurgiões, clínicos, anestesistas e enfermeiros.
A cirurgia da terça-feira (26) foi feita pelos médicos Alexandre Borges e Fernando Lisboa Júnior.
O paciente da terça (26) está se recuperando bem e deverá ter alta na próxima semana.
O paciente da cirurgia ocorrida em 28 de setembro está em casa e passa pelo processo de reabilitação com fisioterapia motora e está sendo remediado com imunossupressor para evitar rejeição ao órgão implantado.
Os transplantes de órgãos são inteiramente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Central de Transplantes do RN, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Saúde Pública, é a responsável pela inscrição de potenciais receptores, classificá-los e agrupá-los, de acordo com as medidas necessárias para facilitar a localização e a verificação de compatibilidade.
0 Comentários