terça-feira, 19 de novembro de 2013

São Paulo: UERN conquista prêmio Santander Universidade Solidária 2013

Professor e reitor recebem o prêmio
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) conquistou o prêmio Santander Universidade Solidária 2013 em cerimônia ocorrida na tarde desta terça-feira (19), na cidade de São Paulo.

O projeto de extensão da UERN vitorioso foi "O Uso da Tecnologia da Extração a Vapor para Produção de Sucos das frutas produzidas no Sertão do Apodi. Projeto que tem a autoria do professor Vinicius Claudino de Sá, da Faculdade de Ciências Econômicas.

O projeto tem como objetivo evitar o desperdício e estimular o aproveitamento de frutas. “ A gente percebeu que os produtores não aproveitam bem as frutas”, identificou o professor Vinicius, propondo a utilização de um pequeno utensílio semelhante a uma cuscuzeira para extração do suco a vapor.

O projeto beneficia diretamente a comunidade de Córrego do Apodi, localidade onde foi desenvolvida a ação de extensão, que é formada por cerca de 300 famílias que vivem da produção da castanha.

O projeto de extensão da UERN ficou entre os 08 melhores de um total de 350 concorrentes. “Fizemos a pesquisa vinculada à prática”, diz Vinicius Claudino.

O Reitor Pedro Fernandes acompanhou o professor Vinicius Claudino na solenidade de premiação. 

O prêmio é dividido nas categorias: Prêmio Santander Empreendedorismo, Prêmio Santander Ciência e Inovação, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano.

A expectativa é que a UERN e o Banco Santander assinem o termo de cooperação para o desenvolvimento do projeto em diversos municípios do RN, no começo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário