segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Natal: Hospital Onofre Lopes faz ações pioneiras em Telemedicina

Videocirurgia da UFRN na Telemidicina
O Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) faz ações pioneiras com a presença da Telemidicina nesta segunda-feira (9) e na terça-feira (10).

Nesta segunda-feira (9), às 15h, o Hospital Onofre Lopes, localizado no bairro de Petrópolis, em Natal, irá transmitir ao vivo a defesa de uma dissertação de mestrado através da Rede Universitária de Telemedicina.

A videoconferência estará unindo o Hospital Onofre Lopes a Escola Bahia de Medicina e Saúde Pública; Será feita pelo pneumologista Ricardo Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN, que defenderá sua dissertação de mestrado, ao vivo, para a banca composta pela professora Marta Menezes, da Escola Bahiana de Medicina, e pelo professor Paulo Marcondes, da Faculdade de Medicina de Marília.

Na terça-feira (10) tem o fato real da transmissão de Videocirurgia 4k. Será a transmissão ao vivo com qualidade Ultra HD de cirurgias, que serão realizadas simultaneamente em 5 hospitais no Brasil: Natal, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Vitória.

A exibição dos vídeos será feita no evento do CineGrid na Califórnia, durante a apresentação do professor Guido Lemos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e, ao mesmo tempo, em Brasília, durante o Evento da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 

A apresentação do professor Guido será das 10h25 às 10h50, horário de San Diego, o que representa das 15h25 às 15h50 (horário de Natal).

Em Natal, a cirurgia será um procedimento de retirada do baço por abcesso hepático (esplenectomia), a ser realizada pelo médico Irami Filho, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A cirurgia será filmada por um cinegrafista do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Lavid/UFPB) e transmitida ao vivo para Califórnia e Brasília através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário