quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Natal: UNI-RN apresenta Tonheca Dantas na interpretação da Filarmônica de Carnaúba dos Dantas

Tonheca Dantas na Escola Doméstica de Natal
Em comemoração ao centenário da valsa Royal Cinema, a Escola Doméstica de Natal abre seus portões na sexta-feira (13), às 18h30, para o lançamento do CD "Tonheca Dantas - o Andarilho das Eternas Melodias".

O CD é composto com músicas do compositor potiguar Tonheca Dantas, interpretadas pela Filarmônica 11 de Dezembro, de Carnaúba dos Dantas, sob a regência do maestro Márcio Dantas de Medeiros.

O CD tem o patrocínio exclusivo do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) e faz parte do projeto "Compositores Potiguares". A seleção das peças musicais, feita pela Filarmônica de Carnaúba dos Dantas, tem valsas, dobrados, polca e maxixe.

O grande destaque é para a valsa Royal Cinema, que chega aos seus 100 anos de existência. A valsa projetou Tonheca Dantas no cenário internacional e chegou até a ser executada pela BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial.

O evento acontece nos Jardins da Escola Doméstica, localizada na Avenida Hermes da Fonseca, bairro do Tirol, Natal.

A venda do CD, que tem preço de 20 reais, será revertida para o Hospital Infantil Varela Santiago.

A Filarmônica de Carnaúba dos Dantas tem, em sua formação, vários parentes do ilustre compositor do Seridó do RN.

Antônio Pedro Dantas, o Tonheca Dantas (1871-1940), nasceu em Carnaúba dos Dantas, filho de João José Dantas e da escrava alforriada Vicência Maria do Espírito Santo.

Foi músico, compositor e maestro. Autor de mais de 1.000 peças musicais, incluindo a famosa valsa Royal Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário