terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Patu: cidade homenageia sua principal liderança médica

Ednardo Moura recebe homenagem
Sessão Especial da Câmara Municipal de Patu marca os 40 anos de atividades profissionais de Médico do líder Ednardo Benigno de Moura.

A Sessão Especial ocorrida na tarde/noite da sexta-feira (13) foi de iniciativa da vereadora Lucélia Ribeiro Dantas (PT). O requerimento foi aprovado por unanimidade.

As comemorações dos 40 anos de vida profissional de Médico de Ednardo continuaram no sábado (14) com missa pela manhã e com grande confraternização do povo ao meio dia na estrutura do sítio Paraíso.

Ednardo Moura é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Filho de família numerosa e humilde de Patu, Ednardo Moura morou na Residência Universitária da UFRN no período em que fez o curso de Medicina.

Formado, fez o caminho inverso dos médicos brasileiros. Ao invés de optar pela cidade grande para atuar como médico, escolheu exercer sua profissão em sua terra natal, Patu.

Chegou a ter convites para trabalhar em cidades maiores e até de outros estados brasileiros, mas manteve-se firme na sua convicção por entender que sua terra precisava mais de seus serviços de médico.

Secretário de Administração de Patu,
 Rivelino Câmara, fala na homenagem
Desde sua chegada ao município de Patu e a região Oeste, na condição de médico formado, Ednardo Moura procurou atender a todos, independente de condição econômica, status social, crença religiosa ou posição partidária.

Nunca visou ganhos pessoais com os atendimentos. Sempre atendeu as pessoas de forma gratuita, mesmo nos momentos em que não estava atuando no sistema de saúde pública.

Para Ednardo a saúde sempre foi pública, em qualquer circunstância.

Manteve sempre a vocação de sua profissão acima de quaisquer questões de natureza política. Sempre foi, desde o primeiro momento, o médico de todos.

Nunca teve dia nem hora para consultar e atender as pessoas que o procuram com doenças. Seja em posto de saúde, em hospital, ou em sua casa na Fazenda Boa Vista.

Está sempre disponível. O mais importante é tratar o paciente, salvar vidas, levar alegria as famílias.

Prefeita Evilásia Gildênia presta homenagem
ao médico Ednardo Moura
Ednardo Moura é um líder nato. É líder como médico sem ter o propósito de liderar. É líder como político sem também ter o interesse de liderar.

É líder porque a liderança é algo que não se impõe, se conquista, e se conquista principalmente pelo testemunho de vida.

E Ednardo Moura tem testemunho pessoal de um líder. E isso não tem como ser revertido, nem evitado. É a liderança nata.

Com essa liderança nata, conquistada por uma vida dedicada às pessoas, e até pelo desapego as coisas materiais que fazem a cabeça de muitos, Ednardo Moura logo se tornou naturalmente nome cogitado para comandar os destinos de seu município, Patu.

Candidato, venceu as eleições de forma consagradora. Em seguida, elegeu seu sucessor com outra votação consagradora. Depois foi candidato único a prefeito.

Em 2008, Ednardo Moura se candidatou novamente a prefeito, e novamente foi vitorioso com grande votação.

Com o TRE-RN decidindo por novo pleito, Ednardo lançou sua esposa, Evilásia Gildênia de Oliveira, e venceu novamente.

No ano de 2012, com seu apoio, Evilásia Gildênia foi reeleita com grande votação.

Hoje, Ednardo Moura, um líder que se aproxima da unanimidade em sua terra, exerce as funções de secretário de saúde de Patu.

Funções que, para quem conhece Ednardo Moura, jamais poderão ser meramente burocráticas. Funções que são, acima de tudo, de médico vocacionado para o atendimento ao povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário