domingo, 5 de janeiro de 2014

Epaminondas: Brasil gasta 33 bilhões com Copa e governo precisa que seleção seja campeã

Por Francisco Epaminondas

O Brasil gastará cerca de 33 bilhões de reais, no total, para sediar a Copa do Mundo deste ano.

A informação é do Grupo Executivo da Copa do Mundo (Gecopa), e ainda pode ser revista para cima.

01 hospital de ponta custa para ser construído cerca de 14 milhões de reais. Com mais 16 milhões de reais para aquisição dos mais modernos equipamentos existentes no mercado, o hospital fica por 30 milhões de reais.

Os custos dos governos brasileiros, federal, estaduais e municipais, com a Copa do Mundo daria para construir e equipar 11 mil hospitais nas diversas regiões do país.

Estamos falando de um hospital com 160 leitos, UTI, Pronto Socorro, e toda estrutura necessária. Hospital para atender diariamente a 600 pessoas.
Arena de Brasília

Essa simples constatação é reveladora de uma opção equivocada, mas também evidencia que a questão da Saúde Pública no Brasil podia ser diferente se vontade política para isso existisse.

Os questionamentos da sociedade, iniciados nas manifestações de 2013, ocorrem por causa da Copa do Mundo, mas em outras circunstâncias não existiriam, como não existiam antes.

A verdade é que para tanto dinheiro do povo gasto com a Copa do Mundo, o resultado esperado, dentro de campo, não pode ser outro: o Brasil tem que ser campeão.

E essa constatação  muda o jogo político de 2014 no plano federal. Mais importante do que qualquer plano de governo, ou até de costuras de coligações, será a capacidade de Neymar e companheiros nas partidas da Copa.

Dificilmente o Brasil continuará dormindo em berço esplêndido se a Seleção não conquistar a Copa do Mundo.

Com a taça na mão, a eleição presidencial pode se tornar mero ato de recondução ao cargo da presidente Dilma Rousseff, a comandante oficial ordenadora de despesas no plano federal.

Sem a taça na mão, a questão é outra. Eleição imprevisível e possibilidade real do povo despertar e não voltar a hibernar.

Um comentário:

  1. Pqp então é pra isso que eu pago imposto ?
    Eu vou aproveitar que estou no pais da copa e viajam pra Argentina e Uruguai

    ResponderExcluir