sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Natal: UFRN inaugura o Instituto de Medicina Tropical

Instituto de Medicina Tropical da UFRN
O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem inauguração nesta sexta-feira (21), às 16h.

A solenidade acontece no pátio de seu prédio, no Campus Central da UFRN, em Natal.

Segundo a diretora do Instituto, Selma Maria Bezerra Jerônimo, a instituição é resultante da agregação de pesquisadores da UFRN, que antes desenvolviam atividades de maneira isolada, e de parceria com universidades brasileiras e internacionais como a University of Iowa (EUA), University of Virginia (EUA), Weill Cornell Medical College (EUA), Cambridge University (Reino Unido) e Western Australia (Austrália).

O grupo é composto por pesquisadores com formação em Medicina, Biologia, Farmácia, Biomedicina, e outros profissionais das áreas de Ciências da Saúde e da Biociências.
O  IMT  possui  núcleo clínico composto por professores do Departamento de Infectologia da UFRN. “A perspectiva é que possamos criar uma pós-graduação na área de doenças infecciosas, nos próximos anos, auxiliando, assim, o fortalecimento de pesquisas médicas no estado e contribuindo para formação de profissionais da área de saúde”, diz a diretora Selma Bezerra.

O Instituto é composto por um Núcleo de Pesquisa Básica, localizado em seu prédio sede, e um Núcleo de Pesquisa Aplicada em Doenças Tropicais, anexo ao Hospital Giselda Trigueiro (HGT), que será construído ainda este ano.

A construção do IMT custou R$ 2.206.962,59 com verbas oriundas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/CT-Intra), do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Doenças Tropicais (INCT-DT), do National Institutes of Health, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário