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UFRN: Tese revela necessidade do professor saber fazer o que pede a seus alunos

Capa da Tese de Maria do Carmo Fernandes
A tese de doutorado da professora Maria do Carmo Fernandes Lopes, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, mostra a necessidade dos educadores do Ensino Médio saberem fazer o que cobram de seus alunos.

A tese será defendida nesta terça-feira, às 8h, no Anfiteatro B do Centro de Ciências Exatas e da Terra, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A tese "Escrever e Avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação" é resultado de pesquisa qualitativa feita junto à professores do Ensino Médio.

Aos professores foi pedido que realizassem a mesma produção escrita, no caso, artigo de opinião, que solicitaram a seus estudantes.

O trabalho de pesquisa investigou a avaliação feita pelos professores das produções escritas dos estudantes. Analisou também as produções escritas sobre o mesmo assunto feitas pelos professores.

O resultado do trabalho de pesquisa e análise, que será mostrado na defesa da tese, revela a importância do professor ter a capacidade de realizar aquilo que solicita aos seus alunos.

A tese defende que os saberes que o professore exige de seus estudantes deve ser de seu domínio para que exista um trabalho eficiente de ensino-aprendizagem de texto argumentativo.

É uma tese que deveria virar regra, e não apenas no campo do texto argumentativo.   

A professora Maria do Carmo Fernandes Lopes será avaliada por uma banca formada por Luci Banks-Leite (Unicamp), Leiva Leal  (UFMG), Maria Bernadete de Oliveira (UFRN), Marta Araújo (UFRN), Marly Amarilha  (UFRN - Orientadora).

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