A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras faz sessão solene pelo centenário do professor e escritor Moacir de Lucena.
![]() |
Moacir de Lucena |
A sessão solene acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, no auditório da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, na Rua Mipibu, bairro de Petrópolis, em Natal.
A solenidade terá as palavras do presidente da União Brasileira de Escritores - RN, Roberto Lima de Souza, e do presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima.
O evento terá também exposição de fotografias da trajetória do grande educador e escritor, e distribuição de livros de sua autoria.
Moacir de Lucena é filho da cidade de Martins, nascido em 5 de junho de 1912. Com um idealismo próprio de quem frequentou os bancos escolares da Escola Normal de Mossoró, Moacir de Lucena enveredou após a conclusão do curso nos caminhos do magistério. Nesses caminhos percorreu o Rio Grande do Norte levando a alfabetização, o conhecimento, o despertar para a cidadania, a liberdade do pensamento. Isso em uma época de grande atraso nas veredas do interior nordestino e do Rio Grande do Norte.
Foi vítima de perseguição política pelo simples fato de ser um bom professor. Transformou as perseguições em oportunidades para ampliar a sua presença itinerante pelo Rio Grande do Norte como um autêntico "Semeador de Escolas".
Matéria publicada sobre sua trajetória na Revista Foco e neste site se transformou em uma das matérias sobre Educação mais vistas na Internet.
Para saber mais sobre o educador leia Moacir de Lucena: o semeador de Escolas.
0 Comentários