quarta-feira, 16 de abril de 2014

Atleta capitã de futebol feminino dos EUA fala em evento da Secretaria do Esporte do RN

Erica Woda fala na Arena das Dunas
O Seminário Esporte para Todos leva grande público ao auditório do estádio Arena das Dunas, em Natal, para ouvir a palestra da consagrada atleta Erica Woda, ex-jogadora capitã do forte time de futebol feminino da Universidade de Columbia, Estados Unidos.

O evento aconteceu na tarde da terça-feira (15) e contou com as presenças de alunos/atletas de escolas municipais de Natal e região metropolitana participantes do projeto Forças no Esporte, da turma de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau, atletas do paradesporto, e de professores e estudantes das redes pública e privada de ensino.

Erica Woda foi apresentada ao público presente pelo secretário do Esporte do RN, Joacy Bastos, que mostrou a importância da união do esporte com a educação na vida das pessoas e da própria palestrante. Joacy aproveitou para falar das múltiplas modalidades esportivas que são praticadas no Rio Grande do Norte.

Palestra atraiu grande público
Abordando o tema “Esporte para Todos”, Erica Woda falou de sua trajetória no futebol feminino, a importância da perseverança e da superação, e sobre o valor do professor na vida do estudante. Erica Woda estabeleceu rapidamente um clima de sintonia com o público presente, fazendo perguntas e pequenos exercícios físicos. Sua principal mensagem na tarde da terça-feira foi a motivação para a prática do esporte como instrumento de realização pessoal e de progresso coletivo.

Após a palestra a capitão de futebol feminino nos Estados Unidos fez a entrega de medalhas a diversos atletas ganhadores dos últimos Jogos Paradesportivos do RN.

Também estiveram presentes a palestra de Erica Woda, o coordenador do Programa Forças no Esporte do Ministério da Defesa, comandante Veppo (Marinha do Brasil), Matt Kenner, consul da diplomacia dos Estados Unidos no nordeste, e o professor André Pantoja, coordenador do Voluntariado para a Copa do Mundo da Faculdade Maurício de Nassau.

Erica entrega premiação a vencedores do paradesporto 
“A palestra da jogadora capitã Erica Woda serve para entusiasmar mais ainda as crianças e jovens na busca da prática do esporte. Com exemplos de perseverança e superação, a jogadora convoca a todos à prática do esporte. Quem ouviu a palestra teve a idéia real do que o esporte pode fazer de positivo na vida das pessoas”, afirmou o secretário do Esporte do RN, Joacy Bastos.

A presença de Erica Woda em Natal foi acertada em reunião ocorrida no mês de fevereiro entre a consul dos Estados Unidos, Usha E. Pitts e o secretário Joacy Bastos, na sede da pasta do Esporte e do Lazer do RN, no bairro de Candelária, em Natal. Usha E. Pitts

Erica Woda é formada em Ciências Políticas pela Universidade de Columbia, Nova Iorque, tem mestrado em Administração Pública e Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos, e é exemplo de atleta, estudante e cidadã. Por duas vezes foi escolhida para fazer parte da seleção de futebol feminino das universidades americanas - time máximo na categoria nos Estados Unidos e base para a própria seleção representativa do país.

É também a fundadora e diretora da organização Level The Field (Nivelando o Campo). A idéia de criar a organização veio durante os anos em que era professora de Ensino Fundamental numa escola pública do Bronx, em Nova Iorque. O objetivo da organização é a troca e o repasse de experiências, tendo como base o esporte e a educação, com os mais variados públicos existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário