quinta-feira, 17 de abril de 2014

Natal: UFRN e prefeitura firmam acordo para o plantio de 20 mil árvores na cidade


A cidade de Natal irá receber o plantio de 20 mudas de árvores nos próximos meses. O acordo para isso foi firmado na noite de terça-feira (15), entre a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Felipe Camarão, bairro da Cidade Alta.

Plantio mudará paisagem
A expectativa é de que dentro de algum tempo, quando as 20 mil mudas estiverem crescidas, se produza em Natal uma verdadeira onda verde, com reflexos no clima e na paisagem da cidade.

O projeto foi criado pelos professores Robério Paulino e Rosângela Gondim. A ideia é fazer em Natal uma arborização nos moldes do que foi feito em São Paulo e em Nova York.

“Queremos uma Natal com bosques e não com praças transformadas em lixões, como as que temos em vários espaços públicos dessa cidade”, disse Paulino. 

A reitora Ângela Paiva disse que o projeto é uma conquista importante para Natal e também para a UFRN. "É o tipo de política pública que assegura desenvolvimento com saúde e qualidade de vida”, afirmou.

O prefeito Carlos Eduardo destacou a defesa do patrimônio ambiental. “O dia de hoje resgata a história da cidade planejada que já foi um pomar cortado por um rio, mas que sofre, atualmente, com o desenvolvimento urbano acelerado", falou. 

O projeto será desenvolvido conjuntamente pela UFRN e Prefeitura Municipal do Natal. Os dois professores idealizadores terão a ajuda de 16 universitários bolsistas na empreitada urbanística. O Horto da Universidade já produziu 20 mil mudas que aguardam apenas o planejamento para serem plantadas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário