quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ufersa: Ineagro Cabugi valoriza artesanato do Sertão

Artesão José Marcos Rodrigues
A Incubadora Tecnológica do Sertão do Cabugi (Ineagro Cabugi) está investindo no artesanato da região Central do Rio Grande do Norte.


A Ineagro Cabugi, órgão vinculado a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), está atuando em conjunto com o artesão José Marcos Rodrigues, de 32 anos, para o fortalecimento do Artesanato como instrumento de expressão cultural e geração de renda.

Marcos Rodrigues trabalha com esculturas de madeira, utilizando principalmente a Umburuna, encontrada na região do Sertão. Consegue esculpir na madeira, pessoas, objetos e animais. "Ainda criança comecei a fazer alguns animais para brincar. Assim, fui tomando gosto", conta Marcos.

O artesão também não utiliza ferramentas adequadas. A maioria é improvisada por ele mesmo. O trabalho é feito na frente ou na sala de sua casa que é de taipa, construída com barro e pau-a-pique, e chão batido, no bairro Alto da Alegria, em Angicos. A falta de estrutura não foi empecilho para o artista buscar a Ineagro Cabugi, localizada na Ufersa Angicos.

Há doze meses, o artesão é um dos sete incubados da Ineagro Cabugi, onde busca aprimorar a técnica e divulgar a arte. “É um projeto interessante que tem dado apoio para melhorar o meu trabalho”, considerou. 

Depois de incubado, Marcos já participou de seis cursos promovidos pelo Sebrae, tendo participado também de feiras e exposições como a Ficro e a Feira da Indústria.

Antes de ser incubado, Marcos Rodrigues não havia feito nenhum curso e só tinha frequentado à escola até o sexto ano do Fundamental.

As peças que retratam pessoas começaram ser feitas a partir de sugestão da Incubadora. A primeira é o busto do pedagogo Paulo Freire, que já integra o acervo do Memorial Paulo Freire, em construção no campus da Ufersa Angicos. 

“A proposta da Ineagro Cabugi é oferecer a técnica para a profissionalização, consequentemente, a comercialização”, diz André Luiz, gerente da Incubadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário