quinta-feira, 10 de abril de 2014

UNI-RN traz para Natal o Encontro Nacional de Anatomia

Daladier da Cunha Lima, reitor do UNI-RN, e palestrantes
O Centro Universitário do RN (UNI-RN) é sede do 8º Encontro de Anatomia e do 1º Fórum de Ciências Morfofuncionais.

Com o tema “Anatomia: Educação e ciência a serviço da Saúde”, o Encontro reiune em Natal, desta quinta-feira (10) até sábado (12), cientistas pesquisadores de várias regiões do Brasil e de várias partes do mundo. Nos dias 10 e 11 será realizado no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, e no dia 12 nas dependências do UNI-RN, no bairro do Tirol.

O Encontro tem como conferencista de abertura, no dia 10, a professora Maria Cristina Marquez Orozco, da Universidad Nacional Autonoma del Mexico, falando sobre o tema “Prevenção de alterações no desenvolvimento do sistema nervoso central”.

O Encontro de Anatomia tem em sua sequência outros nomes de referência nacional e internacional como Richard Halti Cabral, professor de Anatomia da USP, falando sobre o tema “Inovação e Anatomia”; professora Raquel Martinez, bióloga pesquisadora do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, abordando o tema “Avanços no tratamento da doença de Parkinson: abordagem multiprofissional”.

A programação conta também com a participação do professor Arnóbio Júnior, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, falando sobre “Barreiras Biológicas: Desafio no Desenvolvimento de Sistema de Liberação de Fármacos”; e com minicurso ministrado por André Davim, professor de Anatomia do UNI-RN e do Mt. San Antonio College (EUA) e autor do Atlas de Anatomia Artística, e Diego Filgueira, sobre “Técnicas básicas de dissecação e abertura de cavidade abdominal”.

A Anatomia é uma ciência milenar que busca compreender o corpo humano e é hoje básica para qualquer cursa da área da saúde e biomédica.

Já as chamadas ciências morfofuncionais são aquelas que englobam as áreas do conhecimento de Anatomia macroscópica e microscópica, Fisiologia, Embriologia (ciência que estuda a formação dos órgãos e sistemas 
de um animal, a partir de uma célula, durante a fase embrionária), e a Anatomia comparativa e evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário