segunda-feira, 12 de maio de 2014

Emoção nas finais da 1ª Copa Escolar de Futsal do RN

Público acompanha finais da Copa Escolar de Futsal
O CAIC de Lagoa Nova, em Natal, foi palco de emocionantes partidas no último final de semana, sábado (10) e domingo (11), pelas finais da 1ª Copa Escolar de Futsal do RN.

As finais da Copa Escolar de Futsal são seletivas para as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.

As competições da etapa final, realizada em Natal, foram iniciadas na quarta-feira (7) nos ginásios do IFRN, UFRN e do CAIC Lagoa Nova. A etapa final teve a participação de 50 escolas de diversas regiões do RN, públicas e privadas. A 1ª Copa Escolar de Futsal do RN teve inicialmente as etapas municipais e regionais e contou com a participação recorde de 5 mil atletas.

Em jogo emocionante, o Colégio Gênesis, de Parnamirim, venceu o Colégio Hipócrates da Zona Norte de Natal, pelo placar de 4 X 2. Com a vitória, o Colégio Gênesis vai representar o RN na Jogos Nacionais no masculino, categoria de 12 a 14 anos. 

Emoção semelhante aconteceu na disputa pelo título na categoria de 15 a 17 anos, masculino. A Escola Estadual José Fernandes de Melo, de Pau dos Ferros, após estar perdendo pelo placar de 4 X 1 para o Colégio Diocesano de Mossoró, virou o jogo para 5 X 4. Quatro horas depois, a Escola José Fernandes de Melo voltou a quadra e conseguiu vencer a Escola Estadual José Francisco Filho, de Poço Branco, pelo placar de 8 X 2. Com essas vitórias, a Escola Estadual José Fernandes de Melo vai representar o RN na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

Partidas disputadas na quadra do CAIC Lagoa Nova
No feminino, na categoria de 12 a 14 anos, a equipe da Escola Municipal Terezinha Paulino, da Zona Norte de Natal, venceu o Colégio Expansivo de Natal, pelo placar de 6 X 5 e assegurou o título e sua participação na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. No feminino, categoria de 15 a 17 anos, o Colégio Expansivo de Natal, venceu a Escola Estadual Pedro II, de Lajes, pelo placar de 5 X O, assegurando o título e a participação na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

A fórmula da Copa Escolar de Futsal que obriga o município a realizar o seu torneio seletivo para escolha de seus representantes na fase regional, motivou a participação da comunidade dentro de suas próprias cidades, iniciando uma verdadeira maratona em busca da classificação para representar o RN na etapa nacional.

Para o secretário do Esporte do RN, Joacy Bastos, que acompanhou todas as rodadas nas fases semifinais e finais, um dos destaques foi à participação dos pais dos alunos atletas que compareceram as quadras de forma vibrante e apoiaram os filhos na disputa pela bola em busca do gol.

A 1ª Copa Escolar de Futsal faz parte do projeto RN Podium e é promovida e organizada pela Secretaria do Esporte e do Lazer do RN em parceria com as prefeituras municipais e o Fórum Estadual de Secretários Municipais do Esporte (Fesmel).

“Nossos objetivos são o aumento do número de atletas e de escolas desenvolvendo a modalidade no RN, e da melhoria da posição do Estado no ranking nacional do Futsal Escolar. O primeiro objetivo já foi alcançado com sobra pela participação recorde de escolas e de atletas. Vamos agora lutar para a conquista de melhores posições no ranking nacional”, disse o secretário Joacy Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário