quarta-feira, 14 de maio de 2014

Natal: Físico da UFRN faz descoberta inovadora com publicação em revista científica internacional

Luiz Felipe Cavalcanti Pereira
O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Luiz Felipe Cavalcanti Pereira, faz descoberta inovadora sobre a condução de calor ilimitado em materiais bidimensionais como o grafeno. A descoberta de sua pesquisa foi divulgada com destaque na revista científica internacional Nature Communications. O trabalho do docente do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) aborda a condução de calor ilimitado em materiais bidimensionais como o grafeno.

Luiz Felipe Cavalcanti Pereira é professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN. Seu estudo foi realizado em parceria com Davide Donadio, do Instituto Max Planck para Pesquisa de Polímeros na Alemanha e com cientistas da Universidade Nacional de Cingapura.

Gráfico da condução de calor
A pesquisa é voltada para a demonstração de que o grafeno, uma das formas do carbono como o diamante e o grafite, pode conduzir calor de forma quase ilimitada. A relevância da descoberta se dá pela apresentação de uma contradição com leis fundamentais da Física sobre a condução de calor, mais especificamente as leis de Fourier na escala microscópica.

A equipe previu o fenômeno por meio de simulações computacionais, demonstrando sua existência em experimentos. O artigo intitulado “Length-dependent thermal conductivity in suspended singlelayer graphene” apresenta os resultados obtidos pelo grupo de cientistas e foi publicado no último mês de abril.

A descoberta pode influenciar o desenvolvimento de materiais para a micro e a nanoeletrônica, campo de pesquisa onde o calor é o principal fator limitante para elaborar dispositivos cada vez menores e de ótimo desempenho. Com os resultados dos estudos em grafeno, o trabalho de engenheiros eletrônicos, por exemplo, poderá alcançar fins antes impossíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário