quarta-feira, 4 de junho de 2014

2ª reunião do Fesmel trata do calendário integrado para o Esporte do RN

A 2ª sessão ordinária do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e do Lazer (Fesmel) aconteceu na sexta-feira (30 de maio), no Centro Social de São José de Mipibu, e teve como principais pautas o planejamento e Calendário Integrado do Esporte do RN em 2014, e a avaliação dos eventos já realizados no ano pela Secretaria do Esporte e do Lazer do RN.

Na oportunidade, o secretário do Esporte do RN, Joacy Bastos, falou para os gestores municipais vindos das diversas regiões do Estado, sobre a importância do planejamento e do calendário integrado. O secretário disse que o calendário esportivo é o instrumento de viabilização para a execução de um programa legitimado por todos que militam na comunidade esportiva.

Joacy Bastos solicitou que todos os gestores que constituem o Fesmel façam o encaminhamento de seus calendários municipais de eventos para a inserção no calendário integrado do Esporte do RN, para disponibilização no portal da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

O secretário do Esporte da cidade anfitriã, São José de Mipibu, José Dalmo, fez a apresentação do calendário esportivo do município, onde demonstrou o planejamento estabelecido para contemplar as áreas do Esporte Escolar, de participação e de rendimento.

O Fórum também avaliou a realização dos últimos eventos promovidos pela Secretaria do Esporte do RN – a Copa de Futebol Escolar Garoto Bom de Bola, as copas escolares de Futsal, Basquete e Handebol, a Copa Escolar de Box, e o programa social Caravana da Superação. Eventos que estão refletindo o processo de democratização do Esporte através da interiorização.

Para o secretário Joacy Bastos, mais uma vez a Fesmel consolida suas posições de liberdade crítica e políticas públicas postas em prática no atendimento aos anseios da comunidade esportiva do RN.

A participação maior e mais efetiva do interior e das escolas públicas tem alcançado resultado surpreendente. As escolas públicas estão conquistando diversos torneios estaduais seletivos para os Jogos Escolares Nacionais. Exemplo disso é a Escola Estadual José Fernandes de Melo, de Pau dos Ferros, vencedora da Copa Escolar de Futsal, na categoria de 15 a 17 anos, que representará o Rio Grande do Norte nos Jogos Nacionais que acontecerão em João Pessoa, PB, em novembro deste ano. Outro exemplo vem de Parnamirim, da Escola Gênesis, que conquistou a Copa Escolar de Futsal, categoria de 12 a 14 anos, e representará o Estado nos Jogos Nacionais em Londrina, PR, em setembro próximo.

Sobre a ação do Fesmel no avanço do Esporte pelo Rio Grande do Norte, o secretário de João Câmara, Benedito Alves, afirma: “O Fórum é sem dúvida o cenário mais democrático criado para os desportistas de todo o Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário