quarta-feira, 4 de junho de 2014

Taipu: Cidade recebe a Caravana da Superação com modalidade do paradesporto

O programa Caravana da Superação esteve no município de Taipu para fomentar as práticas do Paradesporto. O programa é uma iniciativa da Secretaria do Esporte do RN e leva paraatletas e especialistas em modalidades paralímpicas às diversas regiões do Estado com o objetivo de estimular a prática do paradesporto.

Durante a presença da Caravana da Superação na cidade são realizadas apresentações de fundamentos das modalidades e palestras com atletas sobre a importância da prática do paradesporto na vida das pessoas com deficiências.

A modalidade escolhida para a visita a Taipu foi a do Goalball. A comunidade de Taipu que lotou as dependências do Ginásio Municipal, com um público estimado em 1.300 pessoas, teve a oportunidade de ver uma partida entre as equipes da Advirn (Associação dos Deficientes Visuais do RN) e do Instituto dos Cegos do RN. Partida vencida pela Advirn por 14 X 9 e jogada dentro do respeito as regras estabelecidas tendo como base o silêncio e a disciplina para facilitar o sentido do tato e da sensibilidade auditiva, em razão da modalidade ser praticada por pessoas cegas.

Antes da partida, o atleta capitão da Advirn, Marcão, fez uma palestra sobre a sua história de vida narrando o antes e o depois do incidente que o levou a cegueira total. Falou dos benefícios trazidos pelo Esporte para a sua superação, aumentando a sua auto-estima, e conduzindo-o a um novo modelo de vida. Falou que no esforço pela superação encontrou os caminhos de sua alfabetização através do Braile, onde aprendeu a ler e escrever, se tornar chefe de família, e um atleta hoje cheio de conquistas e amizades.

A Caravana da Superação em Taipu teve ainda a palestra do técnico da Seleção Brasileira de Jovens, professor Artur, que falou sobre a origem da Prática do Goalball, e ensinou os seus fundamentos e a disciplina própria para a sua prática.

Estiveram também presentes ao ginásio de Taipu, o prefeito do município Ariosvaldo Bandeira Júnior, conhecido como Louvado, e o secretário municipal do Esporte, Laércio Cruz. Na realização da visita da Caravana da Superação a Taipu, a SEEL/RN contou com o apoio da Secretaria Estadual da Educação que garantiu o transporte para os paratletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário