segunda-feira, 28 de julho de 2014

Juverns de Xadrez tem recorde de participação de atletas

Recorde de participação no Juverns de Xadrez
A etapa estadual do Juverns de Xadrez alcança recorde de atletas participantes em evento realizado pela Secretaria do Esporte do RN nas dependências do Aero Clube, em Natal, no sábado (26) e no domingo (27).

O Juverns de Xadrez seleciona seus ganhadores para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, nos naipes masculino e feminino, e nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

A edição de 2014 do Juverns representou um avanço maior na política de Estado visando a interiorização e democratização do Esporte desenvolvida pela Secretaria do Esporte e do Lazer do RN. "A grande participação dos alunos/atletas de Xadrez e das escolas, públicas e privadas, de várias partes do Estado mostra que o caminho da democratização e da interiorização do Esporte é irreversível", afirma o secretário titular do Esporte do RN, Joacy Bastos.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Macedo, que acompanhou todo o evento, diz que o Juverns de Xadrez conseguiu superar suas próprias expectativas em número de atletas e no alto nível das disputas.

O presidente da Federação Norteriograndense de Xadrez também destaca a qualidade da competição. "O Juverns está excelente. É a edição que tem o maior número de atletas e de municípios participantes. O nível técnico é muito alto. Temos na categoria de 15 a 17 anos, masculino, dois campeões da etapa nacional, Victor Ângelo Araújo (2013) e Francisco Alisson Muniz (2012)", destacou Igor Macedo.

Professora Lênia e o atleta Matheus Erick
A disputada categoria de 15 a 17 anos, masculino, foi ganha pelo atleta estudante do Colégio Henrique Castriciano, Matheus Erick (15 anos). Matheus tem como professora de Xadrez, Lênia Damasceno.

O Juverns de Xadrez é promovido e realizado pela Secretaria do Esporte e do Lazer do RN em parceria com a Federação Norteriograndense de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez.

Os vencedores irão representar o RN nas edições nacionais dos Jogos Escolares da Juventude 2014 que acontecem em setembro na cidade de Londrina, PR, na categoria de 12 a 14 anos, e em novembro na cidade de João Pessoa, PB, na categoria de 15 a 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário