terça-feira, 22 de julho de 2014

Secretaria de Educação do RN seleciona os finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014

A Secretaria de Educação do RN anuncia os finalistas da fase estadual do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014. Cada estudante participante teve que redigir um projeto de lei e encaminhá-lo a Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC para participar da seleção para o Parlamento Jovem.

A Secretaria de Educação recebeu 152 projetos de leis, de 290 escolas de todo o Estado, oriundos da rede pública e privada de ensino. Para chegar aos quatro finalistas, uma banca composta por técnicos e professores julgou todos os projetos e atribuiu nota de acordo com a justificativa da proposição do projeto de lei, relevância para o país e a técnica legislativa utilizada. Cada estudante poderia criar a lei seguindo os eixos da Educação, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública.

Aluna Débora Santos
Defendendo a Extinção da taxa de deslocamento cobrada pelas operadoras de telefonia móvel do Brasil, a estudante Dallyne de Fátima Silva, da Escola Estadual Profª Terezinha Carolino de Souza é uma das finalistas do PJB. Residindo no município de Jaçanã, a aluna pretende criar um mecanismo que gere menos gastos ao consumidor. 

Natal também terá um representante. A Aluna Débora Santos Silva, da Escola Estadual José Fernandes Machado, representará o Estado com o projeto de lei que visa medidas punitivas para jovens infratores.

Mateus Praxedes de Freitas, da Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada no município de Caraúbas, propôs alteração na Lei 8.086/90, o Estatuto de Criança do Adolescente, criando a Escola Construção do Futuro, que seriam instituições de ensino que priorizassem técnicas de aprendizagem. 

A aluna Raiane de Oliveira Silva, da Escola Estadual Deputado Djalma Maranhão, em Passa e Fica, também foi selecionada com projeto que propõe a construção de cisternas em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio.

Na segunda etapa, uma equipe formada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos, a partir de critérios de avaliação estabelecidos pela Câmara e define os 78 estudantes que serão os deputados jovens. O resultado final será divulgado nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário