sexta-feira, 25 de julho de 2014

Secretaria do Meio Ambiente adquire equipamentos para medir nível de água subterrânea

Pauta Jorge Ivan Barbosa

O Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido Potiguar da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN adquiriu 56 equipamentos de medição automática de nível de água subterrânea. Os equipamentos  serão instalados em poços que captam água nos principais aquíferos do Estado.

Essas unidades permitirão o Monitoramento Integrado, Qualitativo e Quantitativo de Água Subterrânea do Rio Grande do Norte. A consultora do programa, geóloga Paula Stein, explica que uma das principais vantagens dos novos equipamentos é a obtenção de dados automáticos, numa frequência a ser determinada pelo órgão gestor. “Com essa aquisição teremos uma rede informatizada que nos proporcionará uma capacidade maior de planejamento da gestão dessas águas” disse Paula.

Nessa primeira etapa, serão monitorados poços que fazem captação nas águas do aquífero Barreiras (localizados nos municípios de Nísia Floresta, Arez, Tibau do Sul, Baia Formosa, Extremoz,Ceará-Mirim, Pureza, Rio do Fogo e Touros) e do aqüífero Jandaíra (localizados no município de Baraúna).

Os equipamentos foram adquiridos através de financiamento do Banco Mundial por meio do Programa Semiárido Potiguar – PSP, acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário