sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Intercâmbio do Sistema Fecomércio RN com a Alemanha tem foco na qualificação da mão de obra no Turismo

Comitiva do RN na Alemanha
Está sendo articulada uma parceria entre o Sistema Fecomércio RN e a Associação de Hotéis do estado alemão da Renânia Palatinada (Dehoga) com o objetivo de promover a troca de experiências entre alunos potiguares e alemães da área de turismo, favorecendo a qualificação de mão de obra 

O acordo começou a ser desenhado durante uma reunião realizada na quarta-feira (10) entre a comitiva potiguar liderada pela Fecomércio, que visita estados alemães durante toda esta semana, e representantes da entidade europeia. O encontro foi realizado na sede da Dehoga, na cidade de Bad Kreuznach, onde a delegação foi recebida pelo seu presidente, Gereon Hauman.

"Nós já mantemos uma série de parcerias com o estado na Renânia. O foco desta missão agora é exatamente incluir o turismo neste rol. Teremos a oportunidade de enviar nossos alunos para esta troca de experiências, além de receber alunos alemães no Rio Grande do Norte. Sem dúvidas será um passo adiante para seguirmos evoluindo no nosso já reconhecido nível de excelência", afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, que lidera a missão norte-riograndense.

O presidente da Dehoga fez questão de traçar o quadro atual do setor que representa na Alemanha. Ele explicou que o turismo emprega 2,7 milhões de pessoas em todo o país (no Brasil este número é de quase um milhão). Apenas no estado da Renânia, que tem cerca de 4 milhões de habitantes, são 190 mil funcionários na atividade turística (no RN são pouco mais de 90 mil). "O setor turístico alemão emprega mais que as grandes fábricas de automóveis ou as fábricas do setor de máquinas pesadas, mas não recebe do governo a mesma atenção, porque é composto majoritariamente por pequenas empresas", disse Hauman.

"A Alemanha é reconhecida internacionalmente por sua Gastronomia e sua Enologia, com grande expertise na formação de profissionais nestas áreas. Como nós estamos trabalhando para reabrir a Escola de Gastronomia e Turismo no Barreira Roxa, onde iremos ampliar consideravelmente nossa capacidade de formação de pessoas nestas áreas, esta nova parceria chega em ótima hora", reforça o diretor regional do Senac, Helder Vieira, que também integra a missão.

O presidente da ABIH RN - que é o equivalente potiguar da Dehoga - Habib Chalita Júnior, destaca a organização dos alemães. "Vimos aqui que os hoteleiros alemães enfrentam problemas parecidos com os nossos. Mas eles estão muito à nossa frente em organização e planejamento. Além de terem todo este know how na formação de mão-de-obra. Diante deste quadro, estreitar os laços com eles será muito importante para nosso turismo. Muitas parcerias poderão surgir", disse Chalita.

O presidente da Dehoga deverá estar em Natal no próximo mês de novembro e novos passos para efetivar a parceria deverão ser dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário