sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Natal: Museu Câmara Cascudo tem exposição de história e cultura indígenas

A exposição "Índios: os primeiro brasileiros" está aberta a visitação no Museu Câmara Cascudo  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no bairro do Tirol, em Natal. 

A exposição irá até o dia 27 deste mês, no horário de 9h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 13h às 17h, no sábado. O valor da entrada é de R$ 2,00 (inteira). Grupos de escolas públicas com visitas agendadas, idosos acima de 60 anos e crianças com até 6 anos têm entrada gratuita.

Museu Câmara Cascudo
A exposição enseja um passeio pela história do Brasil, assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com foco na região Nordeste, está integrada por quatro espaços distintos: o primeiro encontro, o mundo colonial (a história que se pode ler nos livros e documentos), o mundo indígena (outra narrativa) e o Brasil contemporâneo (com suas lutas e desafios).

“Esta é uma exposição itinerante em parceria com o Museu Nacional  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com o Departamento de Antropologia da UFRN, explica a diretora do Museu Câmara Cascudo, professora Sônia Othon. 

Em paralelo, acontece também a mostra “Índios no Rio Grande do Norte: autoafirmação étnica e contemporaneidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário