domingo, 7 de setembro de 2014

RN é vice-lanterna do IDEB nas redes estadual e privada

O resultado do IDEB 2013 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgado pelo Ministério da Educação coloca o Rio Grande do Norte, na esfera da educação pública, na triste situação de ser o vice-lanterna entre os estados brasileiros superando apenas Alagoas. O Rio Grande do Norte fez o que não se imaginava ser possível, cair mais ainda com relação ao fraco desempenho alcançado em 2011, quando o IDEB ficou na casa de 2,8. Agora, em 2013, o IDEB caiu para 2,7, evidenciando uma reprovação no que está sendo feito com relação ao Ensino Médio público estadual.

A disputa com Alagoas foi vencida pelo Rio Grande do Norte por apenas 0,1 (um décimo). Em se tratando de Ensino Médio privado, o RN também não foi muito além, ficou na vice-lanterna com 4,8 ao lado de Sergipe, Rio de Janeiro, Maranhão e Amapá, e à frente de Alagoas que não passou de 4,7.

Os dados do IDEB 2013 apontam para outro abismo. O Ensino Médio da rede privada apresenta um pífio desempenho com relação ao resto do país, mas está bem à frente do Ensino Médio bancado pelo contribuinte da rede estadual. O placar que mostra a grande disparidade dentro do próprio Rio Grande do Norte é de 4,7 para a Rede Privada e 2,7 para a Rede Estadual de Ensino.

O Ensino Médio de redes estaduais é liderado por Goiás com 3,8, seguido de Rio Grande do Sul e São Paulo com 3,7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário