terça-feira, 21 de outubro de 2014

Plataforma oferece chance de estudantes simularem desempenho no ENEM e aprovação no SiSU

A plataforma Evolucional oferece a oportunidade para os estudantes simularem seu desempenho no ENEM (Exame Nacional de Nível Médio) e aprovação no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) com vistas ao ingresso no ensino superior.

Os estudantes que se preparam para o ENEM, no período de 18 a 26 deste mês, podem fazer gratuitamente, via online, um simulado que permitirá relatório completo de desempenho, com nota calculada usando a mesma metodologia aplicada pela instituição responsável pela aplicação do exame, o INEP. O simulado promete mostrar também os pontos fortes e fracos do candidato e oferece uma ferramenta de pesquisa capaz de apontar em quais cursos e universidades o estudante conseguiria entrar com sua nota do simulado, tendo como base as pontuações exigidas no ano anterior.

O simulado é feito em parceria com a página Entenda o Enem com Mateus Prado e com o Cursinho Henfil, e  está aberto a todos que se inscreverem no Simulado Evolucional.

Para aproximar-se da experiência do Enem oficial, o simulado também será composto de duas provas com 90 questões cada – uma com questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e a outra com questões de Matemática e Linguagens e Códigos – todas elaboradas em conformidade com a matriz de competências e habilidades do Enem. Além disso, ao iniciar uma das provas, o estudante terá o prazo de 4h30 ininterruptas para concluí-la, não sendo possível pausar ou reiniciar. O aluno poderá consultar uma página exclusiva com seus resultados no site a partir do dia 3 de novembro.

Fazendo o simulado, o estudante poderá acessar suas notas em uma página pessoal na área restrita. Os resultados ficarão organizados por área de conhecimento, comparáveis com a nota do Enem, e apresentarão gráficos mostrando seu posicionamento em relação aos demais estudantes que fizeram o simulado. Assim como na prova oficial, essas notas serão calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração a coerência pedagógica dos acertos caso a caso.

O ENEM, utilizado para o ingresso no Ensino Superior, acontecerá em 2014 nos dias 8 e 9 de novembro e conta com aproximadamente 8,7 milhões de candidatos inscritos.

O SiSU é uma plataforma online utilizada pelos estudantes que realizaram o Enem para concorrerem a vagas em instituições de ensino superior, inclusive universidades federais brasileiras. No primeiro semestre de 2014, foram ofertadas 171.756 vagas, distribuídas em 4.723 opções de cursos e universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário