quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ufersa: Pesquisas mostram viabilidade para cultivo da uva em Mossoró

Uva de qualidade na Fazenda Experimental da Ufersa
Pesquisas feitas por professores e alunos na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), atestam a viabilidade para o desenvolvimento do cultivo da uva na região de Mossoró.

Os dados obtidos no ensaio em Mossoró permitiram mostrar com clareza a possibilidade de cultivo de uvas de mesa. Os pesquisadores observaram, por exemplo, a propriedade de se optar pelo cultivo da variedade Isabel Precoce, mais tolerante às principais doenças fúngicas que atacam a videira.

A constatação dos resultados obtidos está na pesquisa “Produção de uva de mesa com baixo impacto ambiental no Vale do Mossoró-Açu”, na qual foram avaliados os fatores de produção, pós-colheita e fenologia das plantas em produção. 

A pesquisa concluiu que a uva de mesa pode ser cultivada com sucesso na região e que qualquer um dos três tipos estudados, Niágara Rosada, Itália Melhorada e Isabel Precoce, podem ser explorados comercialmente com sucesso.

A Fazenda Experimental Rafael Fernandes tem uma área de 416 hectares e está localizada na zona rural de Mossoró, na localidade de Alagoinha, a uma distância de 20 km do Campus Central da Ufersa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário