quarta-feira, 1 de outubro de 2014

UFRN: Programa americano promove intercâmbio cultural voltado para a dança

Deborah Irons e dançarinos da UFRN
O programa americano Partners of the Americas (Companheiros das Américas) promove o Intercâmbio Cultural Brasil - Estados Unidos: Internacionalização da dança na UFRN". O programa é desenvolvido no âmbito da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) pelo Departamento de Artes.

No mês de setembro, a UFRN recebeu a presença da dançarina americana Deborah Irons que ministrou oficinas de dança na UFRN abordando a linguagem do jazz, do hip-hop e da dança moderna. Deborah Irons tem uma escola de dança nos Estados Unidos e trabalha na área há mais de 30 anos.

A professora Deborah Irons disse que as oficinas tiveram foco no Jazz, mas a coreografia incorporou ritmos brasileiros como o samba e as danças populares. “Eu aprendo bastante com essa mistura”, afirmou Deborah. A dançarina informou que as oficinas foram mais práticas do que teóricas e que os alunos exploraram recursos de improvisação para realizar as coreografias.

Segundo a diretora do NAC (Núcleo de Arte e Cultura da UFRN), Teodora de Araújo Alves, as oficinas complementaram a formação dos alunos do curso de Licenciatura em Dança da Universidade. “Nós solicitamos que viesse um profissional com experiência em jazz e em dança moderna, porque aqui no Brasil, a gente pouco encontra essa linguagem de uma forma mais original”, explica.

Estudantes do curso de Licenciatura em Dança da UFRN, integrantes de escolas e companhias de dança de Natal e profissionais da área participaram das aulas do intercâmbio. Teodora Alves ressalta que todos se mostraram satisfeitos em produzir conhecimento junto com a professora Deborah Irons.

Para marcar o encerramento do Intercâmbio, o grupo se apresentou no Shopping Midway Mall. A apresentação intitulada “Felicidade Potiguar” contou com a participação de quatro projetos de extensão da área de dança da Universidade: Gaya Dança Contemporânea, Contato e Improvisação, Grupo de Dança da UFRN e Grupo Pau e Lata.

Os setores envolvidos da UFRN e o programa de intercâmbio Companheiros das Américas planejam, para 2015, a ida de um profissional da Universidade ao estado americano do Maine para continuar o processo de capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário