RN brilha no Salto em Distância |
Os Jogos Escolares da Juventude, categoria de 15 a 17 anos, são considerados pelo próprio COB (Comitê Olímpico Brasileiro) com o maior evento do desporto escolar do Brasil. Na edição de 2014 alcançou a marca de mais de 4.000 jovens atletas na disputa de medalhas em 13 diferentes modalidades esportivas, nos naipes masculino e feminino. E foi dentro dessa competição de grande disputa e alto nível técnico que o Rio Grande do Norte fez bonito.
O atleta potiguar Lucas Basílio, 17 anos, conquistou a medalha de ouro no Salto em Distância batendo o recorde brasileiro nos Jogos Escolares com a marca de 7,44 metros. Esse resultado coloca Lucas Basílio, aluno/atleta do Colégio Marista Champagnat de Natal, entre os cinco melhores do mundo em sua faixa etária.
A atleta Larissa Maria Oliveira, 15 anos, conquistou a medalha de prata na Luta Olímpica feminina, categoria menos de 70 quilos. "Achei muito legal a experiência. Tudo estava muito organizado pela Secretaria de Esporte do nosso Estado. Isso nos deu segurança e ajudou no desempenho dos atletas", afirmou Larissa Maria, aluna do Êxito Colégio e Curso, de Natal.
O técnico vitorioso da Luta Olímpica feminino do RN, Fernando Antônio da Silva Ramos, destaca a competitividade do evento e a presença da Secretaria do Esporte do RN. "A competição foi de alto nível, mas devido o esforço da Secretaria do Esporte do Estado que tem contribuído com a Luta Olímpica e levado a modalidade para o interior através do programa RN Podium, somos hoje a segunda potência da Luta Olímpica no Esporte Escolar brasileiro.
Cibele Florêncio, 17 anos, atleta/aluna da Escola Estadual Alfredo Mesquita, obteve a medalha de bronze no Xadrez feminino, no Torneio Rápido (Blitz). Cibele fala do evento e da forma como a delegação do RN foi organizada: "A oportunidade de participar dos jogos nacionais é muito importante. A Secretaria do Esporte do Estado organizou tudo para nós atletas tivessem o conforto e a tranquilidade para competir”.
O técnico de Xadrez feminino, Diogo Rogério de Souza Simão, também ressalta a importância dos jogos: é uma experiência incrível. “Tivemos também um acompanhamento de todos os momentos por parte do pessoal da Secretaria do Esporte do Estado”.
O titular da pasta do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos, vê o desempenho histórico do Esporte Escolar do Estado como uma consequência do esforço empreendido por técnicos e escolas, tanto na capital Natal, como no interior, e do planejamento estratégico empreendido pela SEEL (Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer) nos últimos quatro anos, focado na democratização do Esporte.
O secretário Joacy Bastos destaca o Programa RN Podium que vem sendo executado em algumas modalidades individuais como Luta Olímpica e Atletismo desde 2013, e nas modalidades coletivas de Handebol, Basquete e Futsal a partir deste ano de 2014. “Os frutos estão sendo colhidos com as conquistas de resultados expressivos e medalhas em diferentes modalidades disputadas nos Jogos Escolares da Juventude, tanto na categoria de 12 a 14 realizados em Londrina/PR em setembro passado, quanto na categoria de 15 a 17 anos em João Pessoa”, ressaltou Joacy Bastos.
Os Jogos Escolares da Juventude são promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro com o devido controle e avaliação nas participações em nível nacional.
0 Comentários