domingo, 23 de novembro de 2014

Ufersa ganha Prêmio Santander por projeto de gestão de resíduos

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido vence nas duas categorias em que concorria no Prêmio Santander Universidade – 2014. O troféu mais importante veio com a categoria Universidade Solidária, em reconhecimento ao trabalho de pesquisa “Avaliação de um modelo de gestão sustentável dos resíduos orgânicos para a Associação Comunitária Reciclando para Vida”. 

Vence também na categoria Empreendedorismo (Júri Popular), o projeto “Potencialização e uso sustentável dos recursos água e solos no semiárido e seus impactos na produção agrícola familiar” foi o segundo mais votado.

Professor Nildo Dias, o orientador
O projeto vencedor na categoria Universidade Solidária foi liderado pelo servidor Júnior Souto. Ele visa transformar os resíduos orgânicos coletados em adubo para hortas. “Por enquanto, as hortaliças produzidas com esse adubo são comercializadas com os próprios associados, mas a nossa intenção é ampliar”, antecipa Souto.

O projeto de Empreendedorismo é fruto do Programa de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água e disputava com a proposta de redução dos danos sofridos na produção de agricultores em período de estiagem no Projeto de Assentamento Santa Agostinha, localizado na cidade de Caraúbas, RN. A iniciativa foi defendida em um comitê técnico pela estudante Jucirema Ferreira da Silva, em São Paulo, onde também aconteceu a cerimônia de premiação na quarta-feira, dia 05 de novembro.

Os pós-graduandos da disputa são orientados pelo professor Nildo Dias. “Nossos projetos foram bastante elogiados pelas Universidades presentes na cerimônia de premiação. Quero agradecer o empenho de todos na votação, pois tivemos ajuda de todo o Brasil, inclusive de brasileiros morando no exterior”, destaca.

A 10ª edição do Prêmio Santander Universidade recebeu inscrição de mais de 20 mil projetos de 1.067 Instituições de Ensino Superior e apenas 15 chegaram à fase final. As equipes vencedoras ganharam 1 curso de Empreendedorismo (bolsa de estudos) na Babson College, em Boston nos EUA. Além disso, receberão a Mentoria da Endeavor, organização brasileira referência no tema Empreendedorismo e um Certificado de Ouro equivalente a R$ 100 mil para a execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário