quarta-feira, 19 de novembro de 2014

UFRN: Grupo de Pesquisa Ensino e Linguagem promove palestras sobre os escritores Monteiro Lobato e Júlia Lopes de Almeida

Os escritores Monteiro Lobato e Júlia Lopes de Almeida são tema de evento promovido pelo grupo de Pesquisa Ensino e Linguagem do Centro de Educação da UFRN nesta quinta-feira (20), a partir das 15h,. O evento acontece no auditório da Biblioteca Zila Mamede, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

O evento denominado "Educação, Literatura e temas contemporâneos" tem a palestra da professora Maria Teresa Gonçalves Pereira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, falando sobre o tema "Monteiro Lobato: hoje", e da professora Zahidé Lupinacci Muzart, da Universidade Federal de Santa Catarina, abordando o tema "Júlia Lopes de Almeida: pesquisa e história".

Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida é tema do evento na ilustre companhia do famoso nome da Literatura Brasileira, Monteiro Lobato, na condição de ter sido uma das primeiras escritoras do país na virada do século XIX para o século XX. 

O evento tem a coordenação da professora Marly Amarilha, do grupo de pesquisa Ensino e Linguagem da UFRN. A carga horária é de 2h para os estudantes da UFRN e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail baseliteratura@yahoo.com.br ou no local do evento.

A professora Zahide Lupinacci Muzart tem graduação em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1961), Graduação em Música pela Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Letras pela Faculté des Lettres et Sciences Humaines, Université de Toulouse-Le Mirail (1970), pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1983-1984). É titular em Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira (História das escritoras no século XIX, Literatura e Mulher, feminismo e literatura, Simbolismo em Santa Catarina, Cruz e Sousa).

A professora Maria Teresa Gonçalves Pereira tem doutorado em Letras Vernáculas pela UFRJ, em 1990; Pós- Doutorado em Leitura pela PUCRS, em 2008. É professora titular de Língua Portuguesa da UERJ, com bolsa de produtividade da FAPERJ. Recebeu o prêmio de melhor livro teórico de 2005 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Desenvolve pesquisa para aelaboração de um programa de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sua produção científica focaliza: Língua Portuguesa, Linguagem, Leitura, Gêneros Textuais, Estilística, Expressividade e Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário