sexta-feira, 21 de novembro de 2014

UFRN: Pesquisa de Nutrição conclui que mais carboidratos pela manhã ajuda a melhorar concentração

A pesquisa conduzida pela estudante Helena Cristina Dantas, do curso de Nutrição da UFRN, conclui que uma maior quantidade de carboidratos consumidos no café da manhã pode aumentar a capacidade de concentração.

O estudo avaliou a influência dos nutrientes de diferentes desjejuns sobre o desempenho de universitários em Testes de Atenção Concentrada, exames que calculam a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação, em um tempo predeterminado, diante de vários estímulos que tentam distraí-la.

Carboidratos ajudam na concentração
Os testes foram aplicados em 55 alunos, sempre às 7h , em diferentes estados de alimentação. Refeições de variadas cargas glicêmicas – quantidades de carboidratos –, compostas por alimentos que faziam parte dos hábitos dos voluntários, eram previamente pesadas e acondicionadas de forma individual.

Os resultados apontaram que, quanto maior a quantidade de carboidratos no café da manhã, melhor o desempenho obtido pelos estudantes. “A informação fornecida pelo trabalho, a meu ver, é bastante aplicável à nossa rotina”, observa Helena Cristina Dantas. “Em situações especiais, como antes de provas de concursos, o indivíduo pode consumir um desjejum de alta carga glicêmica, objetivando uma melhora nos processos de atenção concentrada durante a prova”, exemplifica.

As investigações foram desenvolvidas durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Nutrição, no final de 2013, sob orientação da professora Ana Cecília Queiroz de Medeiros, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Santa Cruz.

Prêmio Nacional

O trabalho foi um dos destaques da 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé, em agosto deste ano, que condecora produções científicas brasileiras nas áreas de Ciência & Tecnologia de Alimentos, de Nutrição em Saúde Pública e de Nutrição Clínica, alcançando o 3º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário