segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Currais Novos: Estudantes da Escola Estadual Tristão de Barros ganham prêmio da Samsung

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos, ganharam o 1º Prêmio "Respostas para o Amanhã", iniciativa da empresa Samsung. A premiação foi entregue em São Paulo na segunda-feira (8).

O concurso propôs aos alunos e professores do Ensino Médio das escolas públicas de todo país o desenvolvimento de projetos de Ciências e Matemática que trouxessem soluções e ideias para problemas identificados em suas comunidades, de forma a transformar a realidade local.

Estudantes reconhecidos pela Samsung
O projeto apresentado pela turma de Currais Novos está ligado a um programa de Atendimento Educacional Especializado que funciona na Escola Estadual Tristão de Barros. Para ajudar os 24 alunos que fazem parte desse programa, foi desenvolvida uma tecnologia de caráter sustentável e inclusiva, sob a orientação do professor de Física, Ivanês Oliveira Alexandrino.

Por esse tecnologia, os alunos transformaram lixo eletrônico de peças de celulares, automóveis e computadores coletados pela escola em instrumentos que auxiliam a locomoção. Dois desses objetos construídos foram uma cadeira de rodas motorizada controlada por meio de um joystick e uma bengala com sensores bidimensionais para cegos.

Para ganhar o prêmio da Samsung, os alunos curraisnovenses disputaram com outros 27 mil estudantes de sete países da América Latina e foram os grandes vencedores da etapa Brasil, ao lado de alunos da Escola Murilo Braga, de Martinópolis, Ceará, que criaram um filtro feito do pecíolo da folha de carnaúba para o tratamento de água. Juntos, os prêmios somam R$ 250 mil. O Tristão de Barros também ganhará dos organizadores uma sala interativa com infraestrutura e produtos tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário