domingo, 14 de dezembro de 2014

IFRN se junta a Petrobras e ao Governo do Estado para implantar o Museu de Minérios

Parceria firmada entre o IFRN (Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica), Petrobras e Governo do Estado, implanta o Museu de Minérios do Rio Grande do Norte. O Museu irá funcionar nas dependências do Campus Natal-Central do IFRN, localizado na Avenida Salgado Filho, bairro do Tirol. A solenidade de inauguração está marcada para esta quarta-feira (17), às 17h, no próprio museu.

O Museu do Minério do RN conta com 1.800 exemplares de minerais e rochas que, juntos, formam um mosaico das formações geológicas e da história da mineração, uma tradicional atividade econômica do Estado.

No Museu foram investidos R$ 932.968,00 com a construção e compra de equipamentos. Os recursos foram aportados pela Petrobras, sendo que R$ 523.187,20 foram provenientes de renúncia fiscal pelo governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo. 

O Museu tem área  de 670,62 m², dividida em dois pavimentos, com oito ambientes internos. , em favor da Companhia.

O acervo do Museu de Minérios do Rio Grande do Norte tem coleção de 750 peças, pertencente à Diretoria de Recursos Naturais do IFRN; coleção de 450 peças oriunda da extinta CDM (Companhia de Desenvolvimento Mineral do RN) e doada  pelo governo do Estado; e coleção de 300 peças cedida pelo professor Felippe Fernandez, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Museu de Minérios estará aberto ao público em geral das 13 h às 17h de segunda à sexta-feira. Já as visitas guiadas e pré-agendadas para colégios serão realizadas também durante a semana, mas apenas pela parte da manhã, das 8h ao meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário