quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Natal: 20ª edição da Feira Internacional de Artesanato acontece em janeiro

Pesquisa da Smart aponta Fiart com 85% de aprovação
A 20ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) acontece no período de 23 de janeiro a 1º de fevereiro no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, em Natal.

O evento reunirá em um só ambiente o melhor do artesanato local, nacional, internacional, variada programação cultural e a gastronomia de diversos estados do país. Nesse período Natal se torna a capital nacional do artesanato através de um evento de grande porte reconhecido em todo o mundo. 

Os números da Fiart crescem a cada ano, numa prova do sucesso do evento, tanto entre os potiguares, como entre os turistas. Pesquisas medindo a satisfação dos frequentadores, realizadas pelo Instituto Smart e pelo Sebrae/RN, indicam 85% de aprovação entre os artesãos participantes e o público visitante na Fiart realizada este ano.

Segundo o coordenador da Fiart, Neiwaldo Guedes, a aprovação do público medida pela pesquisa do Instituto Smart está relacionada com diversos fatores. "A simpatia do público com o evento deve-se a uma série de fatores, sendo os mais importantes à organização, a variedade dos produtos e a possibilidade de presenciar shows regionais e até oficinas paralelas, numa oferta de produtos e serviços que agrada todos os públicos. Este ano apresentamos o tema, “O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades, destacando assim os bordados, rendas e crochês, muito vivos em nossa cultura artesanal", destaca Neiwaldo.

Além dos 385 estandes com peças artesanais para todos os gostos, a FIART 2015 vai oferecer para o público estimado em 70 mil pessoas, diversos eventos paralelos, desfile de moda artesanal, apresentações folclóricas, quadrilhas juninas fora de época e shows com artistas potiguares.

As tribos indígenas presentes anualmente na FIART representam várias etnias, levando para o Pavilhão das Dunas a cultura e o artesanato indígena, gerando renda para o seu povo. A exposição acontece numa maloca mostrando assim suas origens.

Neiwaldo Guedes ressalta ainda a importância econômica do evento que movimenta uma significativa soma de recursos, proporcionando mais renda para milhares de pessoas, que beneficiarão em cadeia muitas outras.

A Fiart é um evento consolidado no calendário turístico do RN, com reconhecida valorização dos artistas da terra e importante indutor econômico de geração de emprego e renda para artesãos de vários quadrantes,
além de ter importância turística na medida em que incrementa a alta estação em Natal, provocando nos turistas a boa impressão de uma cidade movimentada em todos os aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário