quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

RN tem desempenho positivo nas Paralimpíadas Escolares 2014

Delegação do RN nas Paralimpíadas Escolares
A delegação do Rio Grande do Norte tem destaque nas Paralimpíadas Escolares 2014 conquistando 25 medalhas, sendo 11 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze. As Paralimpíadas Escolares aconteceram na cidade de São Paulo no período de 24 a 29 de novembro.

O desempenho positivo da delegação do Rio Grande do Norte é fruto de uma política de renovação e de um esforço para soerguer o Paradesporto Escolar no Estado desenvolvido nos últimos 04 anos pela Secretaria do Esporte e do Lazer do RN (SEEL-RN) e entidades representativas.

Para o Secretário Joacy Bastos que acompanhou de perto as competições onde participaram os paratletas potiguares, considerou que os resultados alcançados representaram mais um importante sonho transformado em realidade. “Estamos muito satisfeito com os resultados, graças a grande parceria com as entidades de prática e treinadores que de forma dedicada trabalham pelo paradesporto, estamos no Podium. É mais uma etapa vencida”, afirma.

A delegação do RN brilhou na capital paulista com a velocista Thalita Simplício que ganhou 3 medalhas de ouro nas categorias 100m rasos(T), 400m rasos(T11) e Salto em distância(F11). Thalita está no atletismo desde 2012 e de lá pra cá o esporte tem modificado sua vida. A rotina de treinos e viagens tem sido intensa. Ela ama o que faz e seu desempenho vem sempre se superando a cada dia.

A atleta comemora as medalhas conquistadas naquela que foi sua última participação nas Paralimpíadas Escolares: "Esse foi um resultado maravilhoso".

As paralimpíadas escolares é um evento nacional com regras iguais às maiores provas do país e isso faz com que os atletas que participam desse evento adquiram os melhores desempenho em suas modalidades. Thalita é integrante da Seleção Brasileira de Jovens e é apontada pela comissão técnica paralímpica brasileira como uma atleta talentosa e com futuro promissor.

O atletismo potiguar também conquistou o ouro com os atletas Ricardo Wagner nos 100m rasos e no salto em distância, além, do bronze nos 400m rasos;Gleivson Luiz foi campeão no lançamento de dardo e vice-campeão nos 100m rasos e Jhennyfa Lavinia com a prata no salto em distância.

O Judô do RN viveu momentos emocionantes, quando em uma luta acirrada entre a potiguar Rosicleide Silva, que participava pela primeira vez de um campeonato nacional e tem menos de um ano de treinamento, enfrentou em pé de igualdade a campeã mundial Luiza Oliano, do Rio Grande do Sul.

A potiguar Rosicleide Silva perdeu a luta faltando 5 segundos para a finalização. A campeã mundial é faixa preta e Rosicleide é faixa azul. Ao final da competição a potiguar conquistou o 3º lugar na categoria – 52Kg. Essa luta chamou a atenção dos organizadores do evento, muitos técnicos vieram parabenizar a atleta potiguar.

Também no Judô, o atleta Pablo Bruno conquistou a prata em uma luta muito disputada na categoria até 73 Kg. No absoluto os potiguares Rosicleide Silva, categoria até 57 Kg, e Pablo Bruno, categoria até 73 Kg, conquistaram o bronze.

A equipe de natação trouxe em sua bagagem um total de 13 medalhas, com Camila Kethelyn; Jadson Odilon; José Welton; Edson Avelino;Matheus Fernandes; Maria Clementino e Emily Raquel.

Na Bocha, Ingryd Xavier campeã foi campeã na categoria BC3 em uma disputa emocionante pelo 1º lugar. A bocha é um jogo de estratégia, e esse foi o componente principal entre as competidoras Ingryd Xavier(RN) e Gabriela Vieira(DF). As atletas chegaram a renunciar o o lançamento das 06 bolas do jogo como medida de segurança. E, ao final, vitória excepcional da atleta potiguar.

O goalball potiguar não ganhou medalha, mas teve sua primeira vitória nas paralimpíadas escolares. “Foi muito gratificante e um grande aprendizado para nós que tivemos contato com atletas de alto nível", afirmou a técnica Ana Santos.

Resultado final do Rio Grande do Norte foi o 8º lugar na pontuação geral e 9º lugar no quadro geral de medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário