Secretário Francisco das Chagas Fernandes |
“Não temos que zerar nada. A política pública é de Estado e não de governo, tem que ter continuidade”, disse Chagas Fernandes ao receber um relatório com quase 900 páginas da gestão que chegou ao fim.
“Espero que o relatório que recebo da professora Betânia Ramalho seja um relato do que ela gostaria de informar sobre a situação da Secretaria Estadual de Educação”, disse.
Para Chagas, toda política de governo está sujeita a continuidade, mas também ao necessário aperfeiçoamento.
A grande ênfase em seu discurso de posse foi dada para necessidade da oferta de uma Educação Pública que garanta qualidade social a sua clientela. Ele disse que o principal objetivo de sua presença à frente da educação estadual é trabalhar por essa qualidade social para todos que integram o sistema. Qualidade social que começa no direito à matrícula sem entraves burocráticos e prossegue na efetiva presença de todos na escola.
É exatamente a questão da falta de qualidade social no sistema educacional que mais preocupa o secretário. São milhares de crianças fora da sala de aula, fora de séries, repetência e evasão escolar, além de milhares de alfabetos em todo o país.
Eixos para nortear a escola pública
Para modificar a realidade de falta de qualidade social na Escola Pública, Chagas Fernandes estabelece cinco eixos que irão nortear sua passagem pela Secretaria Estadual de Educação do RN.
O primeiro deles será a formação continuada de professores. “Temos que garantir a meta 17 de educação básica do país”, afirma.
O segundo será a gestão democrática, que não se trata de direção escolar, mas de conceito amplo que garanta a transparência nas ações pedagógicas e administrativas.
O terceiro será sobre a diversidade na inclusão social, como é o caso do direito à educação das pessoas portadoras de deficiência.
Depois vem a aprendizagem no currículo. “Estamos atrasados sobre currículo no país, vamos ter grande trabalho para que o problema de aprendizagem esteja no cotidiano escolar” fala Chagas.
E por fim, o que o novo secretário classifica de articular o sistema educacional. Chagas explicou que o processo educacional deve ter a colaboração de todas as esferas de poder, entre município, Estado e União, além das universidades públicas. “Isso será essencial para garantir a qualidade do ensino na escola pública” finalizou.
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