quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ufersa realiza curso de aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio

Aperfeiçoamento em Matemática na Ufersa
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido realiza durante toda esta semana capacitação para estudantes universitários e professores de Matemática do Ensino Médio. A capacitação tem a participação de 150 estudiosos e interessados no ensino da Matemática.

O evento acontece dentro do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem) e é financiado pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é oferecer aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio do Rio Grande do Norte.

O Papmem ocorre em horário integral – manhã e tarde, no campus da Ufersa Mossoró. Na parte da manhã, acontece no auditório do Ctarn, e no período vespertino, no prédio de pós-graduação. Pela manhã, são ministradas aulas teóricas ministradas no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada)  e transmitidas em tempo real para a Ufersa pelo sistema de teleconferência. Na parte da tarde, ocorrem aulas práticas com oficinas de resoluções de problemas.

“Os participantes com 100% de frequência vão receber uma ajuda de custo de R$ 275,00, além do material didático e de consumo”, informou a professora de Matemática da Ufersa, Maria Aparecida da Silva Soares, uma das coordenadoras do Papmem. A professora explica que a ajuda de custo é para os primeiros 100 inscritos que tiverem participação integral na capacitação.

O Programa é oferecido pelo Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Ufersa, em parceria com o IMPA, do Rio de Janeiro. O curso é ministrado em módulos independentes que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Nessa edição, estão sendo ministradas aulas sobre Progressão Aritmétrica, Análise Combinatória, Recorrência, Matemática Financeira e Geometria Espacial.

O aperfeiçoamento em matemática é gratuito e os participantes recebem um certificado de Curso de Atualização, de 40 horas, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa e um exemplar do livro adotado. “O curso vem sendo oferecido na Ufersa pelo segundo ano, acontecendo em duas edições, nos meses de janeiro e julho”, afirma o professor Ronaldo Garcia, coordenador do Papmem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário