quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

UFRN sedia o Global Game Jam que acontece de forma simultânea em 70 países

O Global Game Jam acontece de forma simultânea em 70 países no período de 17 horas desta sexta-feira (23) à 17 horas do domingo (25) e será sediado no Rio Grande do Norte na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT-UFRN). O evento acontece no prédio da ECT, no campus central da UFRN, em Natal,  e tem  à frente a Inpacta (Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados).

É uma maratona de 48 horas  com jogos que, embora voltados para o entretenimento, podem gerar oportunidades de negócios e empregos, e ensejar novidades tecnológicas.

“Procurar novas ideias para fazer inovação, isso é o que a Inpacta se propõe ao sediar o Global Game Jam”. O objetivo da Inpacta é captar novas ideias para novos empreendimentos. A Global Game Jam pode ser um ensaio para um novo empreendimento que pode ser incubado”, comentou Efrain Matamoros, coordenador do evento.

A partir das 15h do dia 23, o acesso ao local do evento será liberado aos inscritos e os organizadores vão ministrar palestras opcionais relacionadas ao desenvolvimento de jogos e às 17h, haverá a exibição do vídeo de abertura e o anúncio do tema secreto que guiará o processo de criação das equipes.

A coordenação conta ainda com a participação de Narto Junior, analista de sistemas e programador; o programador Esdras Silva;  Marcelo Melo, estudante de filosofia da UFRN; e do designer de jogos Tiago Sousa.
Esdras Silva falou sobre a dinâmica do evento: “Na abertura da maratona os participantes podem formar equipes e começar a fazer o jogo. A ideia é que eles tenham 48 horas para terminar o jogo, ou pelo menos uma fase jogável, pra todo mundo ver no final. Depois a gente coloca no site da Game Jam”.

Sobre o motivo de o tema ser secreto Tiago Sousa explicou: “O tema é lançado assim que começa, todo mundo tem que fazer o jogo de acordo com aquele tema. Tem que ser o tempo igual pra todo mundo, se alguém souber o tema antes dos outros, vai ter uma vantagem”. Tiago está trazendo a sua experiência na Global Game Jam de Campina Grande, que ocorre desde 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário