sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

As inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) estão abertas desde a segunda-feira (23) e irão até o dia 31 de março. As inscrições dos alunos devem ser feitas pelas escolas através da site da Olimpíada.

A olimpíada é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e premiará 6.500 alunos com medalhas e cerca de 46.200 com menções honrosas.

O certame tem três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio). É dividido em duas fases: no dia 2 de junho, acontecem as provas da 1ª fase. Os alunos classificados farão a prova da 2ª fase no dia 12 de setembro, e os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro.

Os 6.500 medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que será realizado ao longo de 2016.

Além de premiar os estudantes com melhor desempenho na prova da 2ª fase, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos seus alunos.

Segundo dados do IMPA, o certame mobiliza hoje a mais de 18 milhões de alunos de aproximadamente 31 mil escolas localizadas em 99% dos municípios brasileiros.

A Olimpíada foi criada em 2005 e é feita com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário