sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Secretaria da Educação do RN reúne universidades públicas para tratar da alfabetização de jovens e adultos

Francisco das Chagas se reúne com reitores
O titular da Educação do RN, professor Francisco das Chagas Fernandes, coordenou na manhã desta sexta-feira (20), reunião sobre uma proposta de ação conjunta dentro do programa federal “Brasil Alfabetizado”.

Participaram da reunião, ocorrida no gabinete da Secretaria da Educação do RN, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, o pró-reitor do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN), José Ivan Leite, e o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Augusto Carlos Pavão.

O secretário Francisco das Chagas destacou a importância e necessidade de avançar de forma conjunta com as universidades públicas e com o IFRN em uma proposta de alcance estadual no programa de alfabetização de jovens e adultos. Francisco das Chagas disse que existe a perspectiva do programa Brasil Alfabetizado ser aberto também para a participação das universidades.

“O Estado pode fazer o Brasil Alfabetizado com as universidades e o IFRN, em uma proposta onde todos sejam responsáveis. Nesse caso, temos que ver como as universidades irão entrar no programa e como elas irão motivar seus estudantes a participarem da alfabetização de jovens e adultos”, falou o secretário da Educação do RN.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, falou da responsabilidade de sua instituição em participar de um programa que tem como meta a erradicação do analfabetismo no Estado. “Devemos nos envolver de uma forma bem arrojada na erradicação do analfabetismo no RN. Temos uma responsabilidade sobre isso”, declarou a reitora da UFRN.

O reitor da UERN, Pedro Fernandes, parabenizou a Secretaria da Educação pela iniciativa de buscar uma ação conjunta das instituições visando à alfabetização de jovens e adultos. “Esse diálogo e a participação nessa iniciativa é uma obrigação de nossas instituições. Podem contar com a participação da UERN”, afirmou Pedro Fernandes.

O pró-reitor de Extensão do IFRN, José Ivan Leite, falou da possibilidade de engajamento dos estudantes no programa: “Dentro de um programa dessa natureza vejo grande possibilidade de integrar nossos alunos concluintes do Técnico na ação alfabetizadora liderada pela Secretaria da Educação”.

Augusto Carlos Pavão, pró-reitor de Graduação da Ufersa, vê relevância da iniciativa da SEEC/RN e disse que sua instituição está sendo chamada para participar de uma importante ação.

Na reunião, ficou definido que será constituída uma comissão com representantes da Secretaria da Educação do RN, das universidades públicas, do IFRN e do Instituto Kennedy. Até o final de março, os representantes das instituições deverão apresentar proposta sobre um plano de alfabetização de jovens e adultos para o Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário