segunda-feira, 16 de março de 2015

Educação do RN: Programa vai oferecer bolsas de iniciação científica para alunos da rede estadual

Vinte escolas da rede estadual poderão ser beneficiadas para estimular o interesse dos seus alunos para a pesquisa científica. O Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr), executado em parceria pelo Governo do estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai investir R$ 192 mil em bolsas para os estudantes desenvolverem atividades ligadas à pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, sob a orientação de pesquisadores qualificados.

Até o dia 20 de março, professores de instituições de ensino superior (IES) públicas (UERN, UFRN, UFERSA e IFRN) poderão submeter projetos para concorrer ao Pibic Jr. Cada projeto poderá beneficiar até oito alunos com bolsas mensais de R$ 100 durante 12 meses. Além do coordenador, que ó professor da IES, cada projeto deverá contar com a co-orientação de um professor da escola estadual onde será desenvolvido. Os projetos podem estimular os alunos a desenvolvem atividades em todas as áreas das ciências (exatas, da terra e engenharias, da vida e humanas e sociais aplicadas).

O valor das bolsas será depositado diretamente nas contas dos alunos de ensino médio ou profissional. Um dos objetivos do Pibic Jr é despertar vocações para a ciência, a tecnologia e a inovação entre estudantes do ensino médio ou da educação profissional.

As inscrições devem ser enviadas via postal até o dia 20 de março de 2015 para Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Endereço: Centro Administrativo do Estado - Av. Senador Salgado Filho, s/n, Lagoa Nova - Natal/RN. CEP: 59064-901. O edital está disponível no site da FAPERN: www.fapern.rn.gov.br Para outras informações, os interessados devem ligar para os telefones 3232-1724, 3232 1729 e 3232 1703.

Nenhum comentário:

Postar um comentário