quarta-feira, 18 de março de 2015

Governo do RN tem programação para o Dia Mundial da Água

Seminário de palestras informativas e eventos culturais marcam a programação promovida pelo Governo do RN alusiva ao Dia Mundial da Água que é comemorado neste domingo (22).

Seminário promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), tendo como tema “Água e Desenvolvimento Sustentável” acontece na sexta-feira (20) no auditório do Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal.

O Seminário será aberto às 8h com palestra do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, com o tema “Uma Visão da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil”.

Em seguida acontece painel coordenado pelo secretário estadual de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Mairton França. Dentro do painel, a primeira fala é do professor Cícero Onofre de Andrade Neto, da UFRN, sobre “Reuso de Águas e Uso de Esgoto Tratado”. Em seguida, o superintendente do Ibama no Rio Grande do Norte, Alvamar Costa de Queiroz, apresenta o tema “Cobertura Vegetal e a Conservação dos Recursos Hídricos”. Fechando a programação da manhã, Sérgio Luiz Macedo, do Idema, fala sobre “Qualidade das Águas Superficiais e Subterrâneas no RN”.

O segundo painel do dia, coordenado pela secretária adjunta de Recursos Hídricos do RN, Ieda Maria Melo Cortez, começa às 14h com a palestra do geólogo Carlos Magno Bezerra Cortez, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), sobre “Situação das Águas Envazadas”. Em seguida, o vice-presidente do Sindicato dos Economistas do RN, Sérgio Cunha de Aragão Mendes, apresenta a palestra “Análise Econômica e Consumo de Água”.

A última parte do seminário promovido pelo Governo do Estado vai apresentar três estudos de casos sobre alternativas de adaptação aos efeitos da seca. O primeiro será apresentado pela professora Régia Lúcia Lopes, do IFRN: “Projeto Campo Verde – Sustentabilidade na Administração Pública. Uma Visão do IFRN”. O segundo estudo de caso será “Monitoramento e Conflito de Gestão da Água”, a ser apresentado por Gláucia Regina Luz Xavier da Costa, do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). José Umberto Dantas de Medeiros, do Dnocs, vai apresentar o terceiro estudo de caso: “Sistema Simplificado de Abastecimento de Água”.

A programação do Governo do Estado prossegue até o dia 24. No sábado, dia 21, a Cidade da Criança vai estar aberta para o público infantil, das 8h às 17h, com atividades lúdicas, apresentações culturais alusivas ao tema da água e distribuição de material educativo. Para o domingo (22), estão previstas as mesmas atividades no Parque das Dunas, das 14h às 18h.

O shopping Midway Mall receberá uma programação cultural com apresentação do Coral Som das Águas na sexta-feira (20), às 18h; e no sábado e domingo, no horário de almoço, Heraldo e os seus mamulengos farão a alegria da criançada.

No dia 24, terça-feira, no auditório da OAB-RN, será realizado o evento “Água e Desenvolvimento Sustentável: Como a Gestão da Água Pode Contribuir para o Desenvolvimento do RN”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário