quinta-feira, 26 de março de 2015

Portal da Ufersa é destaque no site da maior plataforma de gerenciamento de conteúdo da Internet

O Portal da Ufersa está no rol de páginas selecionadas para destaque na galeria do site oficial do WordPress no Brasil. O WordPress é a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo para internet e é a ferramenta utilizada para a construção do novo portal da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), no ar desde setembro de 2014.

Segundo Nichollas Rennah, a inserção da Ufesa no showcase da grande plataforma mundial mostra que a "construção do nosso Portal foi satisfatória e está de acordo com as normas nacionais e internacionais de usabilidade e acessibilidade”.

Outro diferencial do novo portal é a possibilidade de construí-lo a partir de diversos outros sites totalmente interligados. Ou seja, os câmpus, as Pró-reitorias, Departamentos, Comissões, Cursos, Programas, enfim, praticamente todos os setores da Universidade ganharam uma página própria, cujo conteúdo é compilado na página principal.

A plataforma possui uma vasta comunidade que contribui no desenvolvimento do software e estima-se que, atualmente, mais de 15% de todos os sites que estão online no mundo utilizam WordPress. “No nosso caso utilizamos essa plataforma como base e desenvolvemos novas soluções para se adequar as nossas necessidades”, justifica André.

O Portal da Universidade é utilizado como recurso para divulgação e prestação de serviços a toda comunidade acadêmica, desde atividades burocráticas até mesmo acompanhamento de concurso e seleções. Somente neste ano, mesmo que em período de recesso, foi mantida a média superior a 7 mil visitas diárias. Esse número chega facilmente a 10 mil em períodos letivos.

No começo deste mês de março, em decorrência do Sistema de Seleção Unificada – SISU, todos os recordes de acesso foram quebrados. Somente na sexta-feira, dia 6, a página principal, juntamente com a de notícia e a que lista os cursos de Graduação e Pós-graduação registraram mais de 32 mil acessos em um único dia.

Os bons indicadores também se estendem às redes sociais, que receberam mais destaques nas postagens do Novo Portal. Postadas em março: a ilustração para divulgar a decisão do Conselho Universitário quanto à consulta para Reitor e Vice-reitor ultrapassou o alcance de 8.500 perfis no Facebook e a postagem com alerta sobre boatos atingiu o pico de 12 mil perfis envolvidos com curtidas, comentários e compartilhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário