segunda-feira, 16 de março de 2015

Ufersa promove o 2º Seminário de Educação do Campo

Estudantes de graduação da Educação do Campo
O 2º Seminário de Educação do Campo foi aberto na segunda-feira (16) e prossegue na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) até sexta-feira (20) no campus de Mossoró.
A programação inclui palestras, mesas redondas, minicursos e exibição de filmes. 

O ponto alto, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Ufersa, é o lançamento do documentário "Mulheres da Lama", que acontece na manhã desta terça-feira (17) no auditório do Ctarn. O documentário tem produção dos estudantes da graduação Educação do Campo, Francisco Bezerra (direção) e, Chagas Santos (Roteiro), sob a coordenação do professor Luiz Gomes. Retrata a história de vida, luta e resistência da senhora Terezinha de Jesus, uma mulher negra de 82 anos, que há mais de seis décadas sobrevive como marisqueira, em Porto do Mangue.

“Dona Terezinha enfrentou todas as dificuldades, tendo encarado a fome, os preconceitos de ser mulher, viúva, negra e mãe de 19 filhos, tendo toda a história dela vivenciada dentro do mangue”, afirma o diretor do documentário Francisco Bezerra.

Antes da exibição do filme, às 7:30h da manhã, acontece a mesa redonda com o tema "Educação do Campo: conhecendo os caminhos da formação". Após a exibição,  às 9h30, acontece a segunda mesa redonda do dia com o tema "Educação do Campo: experiências e vivências na universidade". Ainda nesta terça-feira, 17, ocorrerão três outras mesas redondas: "Educação popular e pedagogia da alternância", "Metodologia científica: o fazer ciência", e "Cultura e movimentos sociais". Os minicursos prosseguem na quarta-feira, 19.

O encerramento do 2º Seminário de Educação do Campo será  na sexta-feira, 20, com  apresentação do curta "Ocupar, resistir, produzir", dentro da programação do Cine Incluir e a apresentação do Projeto de Extensão Juventude Negra: o resgate da cultura e tradição africana e afro-brasileira através de etnociência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário