segunda-feira, 4 de maio de 2015

Alunos de escolas estaduais do RN brilham no Taekwondo nacional e mundial

Milena, Richardson e Raynara: campeões do Taekwondo
A escola pública estadual do RN permanece despontando com força no cenário do esporte escolar. As conquistas recentes no taekwondo colocam o esporte escolar em uma posição de liderança na região Nordeste e de destaque no âmbito internacional.

Os alunos/atletas Raynara Mendonça da Silva, Richardson Felipe da Silva e Milena Karla Gomes Lopes, trouxeram para o Rio Grande do Norte duas medalhas de ouro e uma de bronze no certame Open Nordeste da Taekwondo, ocorrido no dia 11 do último mês na cidade de João Pessoa, PB. O técnico responsável pelos vitoriosos atletas é Cleiton Fideles.

Raynara Mendonça, 15 anos, é estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Dioscoro Vale, localizado na Zona Norte de Natal, e moradora do Conjunto Pajuçara. Raynara conquistou a medalha de ouro competindo na categoria Juvenil Feminino até 59 quilos. Raynara também disputou o Mundial de 2014 na cidade de Taipei, na China, alcançando a 6ª posição em sua categoria. A atleta também disputou a seletiva para a Seleção Brasileira de Taekwondo no mês de março deste ano, ficando em 3º lugar no país inteiro em sua categoria.

Raynara despertou para o taekwondo há cinco anos a partir do estímulo dado pelo programa Mais Educação na Escola Estadual Dioscoro Vale. Foi lá que ela deu os primeiros passos no esporte e é lá que atua até os dias de hoje. A atleta destaca o apoio que tem recebido de órgãos públicos na sua trajetória de conquistas: “O apoio da Secretaria Estadual da Educação tem sido muito importante para garantir nossa participação nos eventos, aqui e fora do Brasil”, disse Raynara Mendonça.

O atleta Richardson Felipe da Silva, 16 anos, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dioscoro Vale, morador do Conjunto Pajuçara, Zona Norte de Natal, conquistou a medalha de ouro no Open Nordeste de Taekwondo na categoria Juvenil Masculino até 68 quilos, sagrando-se bi-campeão da competição. Richardson começou sua carreira no taekwondo também há cinco anos, pela via do estímulo do programa Mais Educação na Escola Estadual Josefa Sampaio, no bairro de Santos Reis, em Natal.

A atleta Milena Karla Gomes Lopes, 18 anos, moradora do bairro de Dix-Sept Rosado, é aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa, localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Milena é medalha de bronze no Open Nordeste de Taekwondo na categoria Sub 21 Feminino até 57 quilos. A atleta também esteve no Mundial de Taekwondo em Taipei, na China, e conquistou o 5º lugar em sua categoria.

Milena iniciou sua carreira no taekwondo na Escola Estadual Francisco Ivo, no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal, dentro do programa Mais Educação. A atleta destaca o apoio que tem recebido da Secretaria da Educação do RN e das escolas estaduais que ensejaram a possibilidade da prática do esporte. “Acho de extrema importância o apoio da Secretaria Estadual de Educação, pois nossos pais não têm muita condição, e quando encaramos a possibilitar de representar nosso Estado e nosso país, essa ajuda nos garante a participação”, destacou Milena Karla.

O diretor da 1ª Direc (Diretoria Regional de Educação e Cultura), órgão da Secretaria da Educação do RN que compreende a jurisdição das escolas estaduais de Natal, Daniel Bezerra, destaca o apoio que está sendo dado para garantir a presença de talentos da escola pública no esporte nacional e internacional. “Estamos tendo a oportunidade de mostrar ao mundo o talento desses jovens, e de eles levarem o nome da escola pública do Rio Grande do Norte aos mais distantes lugares. A presença do programa Mais Educação deu a eles a chance de desenvolverem seus talentos, e o apoio da Secretaria da Educação, com a 1ª Direc, garantiu a participação nos grandes eventos esportivos”, afirmou Daniel Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário